Óleo de semente de uva: benefícios e como usar

Compartilhar

O óleo de semente de uva é feito a partir da semente do fruto da videira, uma planta da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.

Pode parecer surpreendente para alguns, mas a uva utilizada para a fabricação de vinho, sucos e alimentos também serve de fonte para extração de óleo vegetal.

Para fabricar o óleo de semente de uva o primeiro processo necessário é a trituração da semente. Em seguida, é feita a prensa a frio, que extrai o óleo mantendo suas propriedades. Esse é um processo demorado e custoso.

Imagine que, para produzir um litro de óleo, são consumidos quase 200 quilos de semente de uva! No entanto, o resultado final é um óleo de altíssima qualidade e pureza.

Para que serve o óleo de uva?

O óleo extraído da semente de uva é rico em ácido linoleico e possui um elevado teor de tocoferol, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. Ele também possui compostos fenólicos e é rico em ácidos além do linoleico.

Tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o.

Já o ácido linoleico, ou ômega 6, é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas.

Principais benefícios e usos do óleo de semente de uva

Corpo

Imagem de Nacho Domínguez Argenta no Unsplash

O óleo de semente de uva pode ser utilizado como hidratante natural para o corpo. Com propriedades umectantes e emolientes, ele retém a água na pele, mantendo-a sempre saudável e hidratada.

Para isso, pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos ou utilizado puro. Por sua alta concentração de tocoferol, ele ainda atua na prevenção de estrias e celulites. Esse composto auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica.

Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. Seus compostos antioxidantes ajudam a reduzir os sinais de envelhecimento precoce derivados dos radicais livres. O óleo de semente de uva também é muito utilizado para peles com tendência à acne, uma vez que age como anti-inflamatório, além de minimizar as cicatrizes das espinhas e não obstruir os poros.

Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem.

Esfoliação com farinha de semente de uva: benefícios e como fazer

Cabelos

Você já se perguntou se pode usar óleo de uva no cabelo? Ele é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda dos fios e evita que se tornem quebradiços. Ainda se destaca pela capacidade de auxiliar no crescimento capilar.

Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os “flocos de pele” do couro cabeludo e mantendo-o hidratado. Você pode misturar o óleo ao xampu ou apenas massagear o couro cabeludo com o óleo puro.

Saúde do corpo

O óleo de semente de uva também é muito bom para a saúde. É super recomendado para fritar alimentos, pois não produz substâncias cancerígenas quando aquecido e também pode ser usado na salada.

Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta o bom, previne a hipertensão e obesidade e fortalece o sistema imunológico. Também pode ser um excelente aliado do emagrecimento saudável.

Onde encontrar o óleo de semente de uva?

Há inúmeras vantagens ao se usar o óleo de semente de uva. Entretanto, antes de utilizá-lo, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de componentes que possam ser nocivos.

Normalmente, produtos que contêm esse óleo podem possuir substâncias prejudiciais, como parabenos, a fim de aumentar a qualidade e durabilidade do produto.

Descarte do óleo de semente de uva

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão da contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento dos encanamentos.

O ideal é colocar os resíduos em um recipiente plástico e levar ao ponto de descarte mais próximo de você, para que o óleo possa ser reciclado. Encontre postos de descarte no buscador do Portal eCycle.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais