O óleo essencial de capim-limão é extraído da gramínea tropical do gênero Cymbopogon, muito usada na culinária, fitoterapia e cosmetologia. Também conhecido como óleo essencial de erva-cidreira, ele é extraído das folhas e caules do capim-limão. O óleo essencial tem um poderoso aroma cítrico.
O capim-limão é tradicionalmente usado para tratar problemas digestivos e pressão alta. No entanto, o seu óleo essencial tem muitos outros benefícios e propriedades terapêuticas potenciais à saúde.
Por isso está se tornando uma alternativa natural na aromaterapia. Para ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão e outras condições que prejudicam o sistema nervoso. Confira mais benefícios.
O capim-limão é usado como remédio natural para curar feridas e ajudar a prevenir infecções. Uma pesquisa descobriu que o óleo essencial de capim-limão é eficaz contra uma variedade de bactérias resistentes a medicamentos. Isso inclui aquelas que causam:
De acordo com um estudo, o óleo essencial de capim-limão é muito utilizado a combater fungos nocivos que causam micose. Os pesquisadores descobriram que, para ser eficaz, a concentração de óleo essencial de capim-limão na solução deve ser de 2,5%.
A inflamação crônica causa muitos problemas de saúde, incluindo artrite, doenças cardiovasculares e até câncer. O capim-limão contém citral, um composto anti-inflamatório.
De acordo com um estudo, o óleo essencial de capim-limão mostrou poderosas propriedades anti-inflamatórias em edemas.
Antioxidantes ajudam o organismo a combater os radicais livres que danificam as células. Uma pesquisa mostrou que o óleo essencial de capim-limão ajuda a eliminar os radicais livres.
O capim-limão é indicado como remédio popular para uma série de problemas digestivos, que variam de dores de estômago a úlceras gástricas. De acordo com um estudo, o óleo essencial de capim-limão ajuda a prevenir úlceras gástricas, uma causa comum de dor de estômago.
Ele também é um ingrediente comum em chás de ervas e suplementos para náusea. Embora a maioria dos produtos à base de plantas use folhas secas de capim-limão, o uso do óleo essencial para aromaterapia pode proporcionar benefícios semelhantes.
A diarreia geralmente é apenas um incômodo, mas também pode causar desidratação. Alguns remédios para diarreia podem ter efeitos colaterais desagradáveis, como constipação, levando algumas pessoas a procurar alternativas.
De acordo com um estudo, o capim-limão pode ajudar a diminuir a diarreia. O estudo mostrou que o óleo reduziu a produção fecal induzida por óleo de rícino.
O capim-limão é tradicionalmente usado para tratar colesterol alto e prevenir doenças cardíacas.
Um estudo descobriu que o óleo essencial de capim-limão reduziu significativamente o colesterol em ratos que receberam uma dieta rica em colesterol por 14 dias. A reação positiva foi dependente da dose, o que significa que seus efeitos foram alterados quando a dose foi alterada.
O óleo essencial de capim-limão pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com um estudo. Os resultados também mostraram que ele alterou os parâmetros lipídicos (de gordura) enquanto aumentava os chamados bons níveis de colesterol (HDL).
O citral presente no óleo essencial de capim-limão pode ajudar a aliviar a dor, como dores musculares, pois alivia a inflamação. De acordo com um estudo realizado em pessoas com artrite reumatoide, o uso tópico de óleo essencial de capim-limão diminui a dor de artrite. Em média, os níveis de dor foram gradualmente reduzidos de 80 para 50% em 30 dias.
Desta forma, este tipo de óleo aumenta as defesas do organismo e ameniza o cansaço com apenas algumas gotas, o que pode causar bem-estar para o usuário.
A pressão alta é um efeito colateral comum do estresse. Muitos estudos mostraram que a aromaterapia alivia o estresse e a ansiedade. Combinar aromaterapia com massagem pode trazer ainda mais benefícios. Um estudo que avaliou os efeitos do capim-limão e óleo de massagem com amêndoas doces mostrou que os participantes que receberam massagem usando o óleo uma vez por semana durante três semanas apresentaram pressão arterial diastólica mais baixa do que os do grupo controle. A pressão arterial sistólica e a pulsação não foram afetadas.
De acordo com pesquisadores, o capim-limão australiano nativo pode aliviar a dor causada por dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores acreditam que um composto chamado eugenol tem propriedades semelhantes à aspirina.
O eugenol evita a acumulação de plaquetas no sangue e também libera serotonina. A serotonina é um hormônio que regula o humor, sono, apetite e funções cognitivas.
Para aliviar as dores de cabeça, você pode aplicar o óleo no couro cabeludo e fazer automassagem.
A maioria das pesquisas científicas sobre o óleo essencial de capim-limão foi realizada em animais ou in vitro, e não em humanos. Como resultado, não há dose padronizada para tratar qualquer condição. Não está claro se as doses em animais teriam os mesmos efeitos nos seres humanos.
Para usar o capim-limão na aromaterapia, adicione até 12 gotas de óleo essencial a 1 colher de chá de óleo transportador, como óleo de coco, óleo de amêndoas doce ou óleo de jojoba.
Faça um teste em uma pequena região na parte interior do cotovelo e espere 24h. Se não ocorrer nenhuma reação adversa, utilize em outras áreas desejadas. Misture em um banho quente ou massageie a pele. Nunca aplique óleos essenciais diretamente na sua pele, você pode utilizar a destilação a vapor.
Você também pode inalar o óleo de capim-limão usando um difusor, uma bola de algodão ou lenço. Algumas pessoas massageiam o óleo essencial diluído nas têmporas para ajudar a aliviar dores de cabeça.
O óleo essencial de capim-limão é altamente concentrado. Seus efeitos colaterais não são bem estudados. Em algumas pessoas, eles podem ser mais fortes que os efeitos colaterais da planta do capim-limão.
O capim-limão pode causar uma reação alérgica ou irritação da pele quando usado topicamente. Outros efeitos adversos incluem:
Os óleos essenciais podem ser tóxicos quando ingeridos. Não ingira óleo essencial de capim-limão.
Na forma de planta, o capim-limão geralmente é seguro para uso em alimentos e bebidas. Quantidades mais altas podem aumentar seu risco de desenvolver efeitos colaterais.
Você também deve procurar orientação médica antes de usar se:
Não use capim-limão como terapia complementar ou no lugar de seu tratamento regular para qualquer condição. A menos que esteja sob a supervisão médica.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais