O uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo pode trazer diversos benefícios para o couro cabeludo. Extraído das folhas da hortelã-pimenta (Menta piperita), o óleo essencial contém grandes quantidades de um composto chamado mentol. Essa substância responsável por dar ao hortelã-pimenta o seu gosto, cheiro e sensação refrescante.
Devido aos benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta para a pele, algumas pessoas utilizam o produto com intuito de cuidar do seu couro cabeludo. Sua fragrância tem um cheiro agradável e seus efeitos são positivos. No entanto é preciso ter cuidado ao usar esse óleo.
Isso porque o mentol presente no óleo essencial de hortelã-pimenta pode causar irritação na pele. Ou seja, antes de aplicá-lo em sua cabeça, certifique-se de misturá-lo com um óleo carreador, como o óleo de jojoba, coco e óleo de manteiga de karité. Além disso, o produto só pode ser usado até três vezes na semana.
O óleo essencial de hortelã-pimenta tem propriedades antimicrobianas, inseticidas, analgésicas, anestésicas, vasodilatadoras e anti-inflamatórias. Por isso, ele pode ser usado como repelente e para tratar cabelo ressecado, coceira e perda de cabelo.
A vasodilatação proporcionada pelo uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo é conhecida por aumentar o crescimento capilar. Segundo especialistas, isso acontece porque a vasodilatação ajuda a melhorar a circulação de sangue nos folículos capilares. Caso a circulação não esteja boa nessa região, isso pode causar problemas como queda capilar.
Existem poucos estudos a respeito dessa propriedade do uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo. No entanto, estudiosos apontam que essa técnica já é antiga, tendo sido praticada desde o Egito Antigo. Uma pesquisa, publicada pela revista Toxicological Research, mostrou que o óleo teve maior eficácia no crescimento capilar do que outros produtos da indústria cosmética.
Ainda existem poucos estudos a respeito, mas alguns cientistas acreditam que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser usado por pessoas que sofrem com alopecia (condição em que a pessoa perde cabelo ou pelo em qualquer parte do corpo). Outro óleo que pode substituir o de hortelã-pimenta é o de alecrim, ylang-ylang, milefólio e o lavanda.
Estudos também apontam que o mentol e a vasodilatação são responsáveis por melhorar a espessura do cabelo de pessoas que sofrem com fios quebradiços e fracos. Devido à presença do mentol no óleo essencial de hortelã-pimenta, esse produto pode reduzir a queda capilar.
O uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo pode trazer uma sensação refrescante e agradável, e devido às propriedades anti-inflamatórias do óleo, ele pode ajudar a reduzir sintomas de inflamações no couro cabeludo.
Além disso, por ser antibacteriano, o uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo também consegue balancear as bactérias presentes na região.
Alguns individuos sofrem com excesso de óleo no couro cabeludo. Ao aplicar o óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo, você consegue ter um maior equilíbrio da produção de sebo. Afinal, o óleo essencial ajuda a regular o pH da região.
Misture o óleo essencial de hortelã-pimenta a um óleo carreador e massageie seu couro cabeludo;
Adicione uma colher de sopa de óleo de jojoba, uma colher de xarope de agave, duas a três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e duas colheres de açúcar em um pote. Use essa mistura para massagear sua cabeça, e depois aplique o shampoo e o condicionador. Essa técnica ajuda a manter seu cabelo saudável.
Misture meio abacate amassado, meio copo de azeite e cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Depois de passar o shampoo, aplique a máscara, para obter tratamento para os seus fios duplos. Deixe por 20 minutos e então lave com água quente;
Essa receita serve para melhorar cremes de depilação, e evitar irritação na pele. Adicione ¼ de manteiga karité derretida, ¼ de óleo de coco, duas colheres de um óleo carreador (como o de jojoba), cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e dez gotas de óleo essencial de lavanda. Deixe esfriar no congelador até ficar duro e depois aplique no corpo;
Adicionar quatro ou cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu condicionador também pode melhorar o seu processo de hidratação;
Também conhecido como “pre-poo”, esse processo se define pela aplicação de uma mistura de óleos essenciais no cabelo pelo menos 30 minutos antes de lavá-lo com shampoo. Para fazer isso, misture três colheres de óleo de oliva, três colheres de óleo de jojoba, duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e duas a três gotas de óleo essencial de lavanda.
Passe o pre-poo no cabelo seco, a não ser que esteja o desembaraçando, então passe com ele molhado ou úmido. Ao aplicar, separe os fios em seções e cubra o cabelo com uma touca, deixe ficar por 30 minutos antes de lavar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais