O óleo essencial de incenso, também chamado de óleo essencial de olíbano, é obtido da resina de árvores de nome científico Boswellia carterii — a partir do método de extração de destilação por arraste. Ele é utilizado para fins espirituais, aromaterápicos, medicinais e cosméticos. Na Ásia, o olíbano era usado tradicionalmente como antimicrobiano e “limpador de sangue”. No ocidente, ele é utilizado principalmente em cuidados com a pele e cabelo.
Algumas pessoas até afirmam que ele pode ser usado como uma forma de tratamento para câncer ou doenças inflamatórias, mas essas alegações devem ser abordadas com cautela devido à falta de provas. O olíbano foi originalmente e religiosamente usado como incenso. Na aromaterapia, ele pode ser inalado com o uso de um difusor ou aplicado na pele dissolvido em óleo carreador, como óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de gergelim, entre outros.
Historicamente, o óleo essencial de incenso era usado com mais frequência como remédio para inflamações. Uma revisão de estudos mostrou que esse uso é realmente eficaz, especialmente para inflamação e dor.
Outro estudo sugeriu que o óleo essencial de incenso pode ser útil para a artrite, embora a pesquisa tenha sido realizada em animais. Na medicina alternativa, ele é recomendado para osteoartrite ou artrite reumatoide.
Para usá-lo, dilua-o na proporção de uma gota de óleo essencial de incenso e aplique na pele para aliviar dores e inflamações. Não ingira óleo essencial de olíbano.
Um dos usos mais antigos do olíbano é como curador. De fato, ele é considerado eficaz contra cortes, feridas, ulcerações, espinhas e outros problemas. Um estudo mostrou que ele é eficaz para tratar feridas por proporcionar um efeito antimicrobiano. O óleo essencial de incenso pode matar bactérias e outros micro-organismos causadores de infecção ou doenças.
Para usá-lo dilua-o em um óleo carreador na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo transportador, como óleo de coco, óleo de amêndoas doces, entre outros.
Se sua infecção piorar, procure ajuda médica.
Pesquisas sugerem que o olíbano pode ter benefícios cardioprotetores por diminuir o nível de gordura no sangue e trabalhar como anti-inflamatório e antioxidante. A longo prazo, ele pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, embora sejam necessários mais estudos.
Para usá-lo, aplique topicamente na proporção de uma a três gotas de óleo essencial de incenso em uma colher de sopa de óleo transportador. Aplique em áreas como o pescoço ou pulsos diariamente.
Os benefícios antioxidantes do olíbano para o coração também valem para o fígado. Um estudo mostrou que os efeitos antioxidantes do óleo essencial de incenso poderiam ajudar a proteger as células do fígado. Outro estudo concluiu que o olíbano é eficaz contra a hepatite e a fibrose hepática por atuar como anti-inflamatório.
Para usá-lo, aplique-o topicamente na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo transportador. Aplique em regiões do pescoço ou pulsos diariamente.
É muito fácil praticar a aromaterapia em casa. Você pode fazer a inalação de vapor, que envolve a combinação de óleos essenciais com água quente para criar um vapor terapêutico. Para isso, aplique de três a dez gotas do óleo essencial de olíbano numa bacia com água quente e, colocando o rosto acima da bacia, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante um minuto ou mais.
Outra opção é adicionar uma gota de óleo em um lenço ou tubo inalador e respirar. O difusor de aroma também pode ser utilizado, dispersando o óleo essencial no ar. Contudo, esse é um método de inalação menos potente.
Por fim, para um banho com aromaterapia, basta adicionar algumas gotas do óleo essencial de incenso diluído à água do banho.
A utilização desse óleo essencial é considerada segura, se feita corretamente. Se estiver usando o óleo essencial de incenso, use-o apenas topicamente ou difundido no ar como forma de aromaterapia. Ingerir óleo essencial de incenso apresenta riscos incertos e potencialmente adversos à saúde. Alguns são tóxicos.
Para usufruir dos benefícios do olíbano (como na saúde do coração ou do fígado), tente um suplemento ou extrato. Como os suplementos não são regulamentados da mesma maneira que os medicamentos prescritos, é melhor conversar procurar ajuda médica sobre fontes confiáveis de suplementos.
O uso interno do olíbano é diferente do óleo essencial. Não ingira óleos essenciais.
Quando diluído com um óleo transportador, o uso tópico de óleo essencial de incenso apresenta poucos ou nenhum risco à saúde. Nunca aplique óleos essenciais não diluídos na pele. Isso pode causar queimaduras, inflamação ou reações indesejadas na pele.
Interrompa o uso de qualquer produto de olíbano (e procure ajuda médica) se você tiver alguns ou todos os seguintes efeitos colaterais:
O uso tópico, mesmo quando diluído em óleo, apresenta seus próprios riscos menores, como reações alérgicas ou erupções cutâneas. Teste em uma pequena área da pele o óleo essencial diluído antes de usá-lo para qualquer finalidade à saúde, a fim de evitar efeitos colaterais e garantir que você não seja alérgico.
Interações com medicamentos são possíveis. Certifique-se de discutir os medicamentos que você toma com seu médico antes de usar o óleo essencial de incenso.
Um estudo mostrou que o óleo essencial de olíbano pode ajudar a retardar e inibir o crescimento de células cancerígenas. No entanto, este estudo foi realizado em células fora do corpo humano em um ambiente de laboratório.
Outro estudo concluiu que o olíbano ajuda a tratar inflamação e dor causada pela terapia de radiação do câncer.
Um terceiro estudo também sugeriu que o olíbano pode induzir matar as células cancerígenas. Como antioxidante, o óleo essencial de incenso pode desempenhar um pequeno papel na redução do risco de câncer a longo prazo, se usado diariamente.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais