Óleo essencial de lavanda. Imagem editada e redimensionada de Mario Mendez , está disponível no Unsplash
O óleo essencial de lavanda é uma ótima alternativa de uso na aromaterapia com benefícios comprovados pela ciência.
A palavra “lavanda” deriva da raiz latina “lavare”, que significa “lavar”. O uso mais antigo de lavanda (de nome científico Lavandula officinalis) data do antigo Egito. Lá, o óleo essencial de lavanda desempenhou um papel no processo de mumificação.
Durante os tempos posteriores, a lavanda tornou-se um item para banho em várias regiões, incluindo a Pérsia, a Grécia antiga e a Roma. Os povos dessas regiões acreditavam que a lavanda ajudava a purificar o corpo e a mente.
Desde os tempos antigos, a lavanda tem sido usada para tratar muitas doenças diferentes, incluindo:
A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda e seu óleo essencial. Acredita-se que sua fragrância ajuda a promover a calma, o bem-estar e a reduzir o estresse, a ansiedade e possivelmente até as dores leves. Um estudo do Journal of Alternative and Complementary Medicine concluiu que a aplicação tópica de lavanda, além de sálvia e rosa, pode reduzir a gravidade das cólicas menstruais.
Segundo o National Cancer Institute, a aromaterapia com óleo essencial de lavanda pode ajudar os pacientes a controlar os efeitos colaterais do tratamento do câncer. Receptores de olfato enviam mensagens para o cérebro que podem afetar o humor
A lavanda é indicada para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Normalmente coloca-se ramos da flor ou seu óleo essencial na fronha durante a noite.
Aromaterapeutas usam o óleo essencial de lavanda para tratar dores de cabeça, nervosismo e inquietação. Massoterapeutas, por vezes, aplicam o óleo essencial de lavanda na pele, que pode funcionar tanto como agente calmante como auxiliar do sono. Na Alemanha, o chá de lavanda foi aprovado como suplemento para tratar perturbações do sono, inquietação e irritação estomacal.
O uso tópico do óleo essencial de lavanda pode ajudar a tratar uma doença chamada alopecia aerada, que faz com que o cabelo de uma pessoa caia. Em um estudo, publicado no Archives of Dermatology, pessoas que esfregaram os óleos essenciais de lavanda, tomilho, alecrim e cedro nas áreas onde o cabelo havia caído apresentaram crescimento capilar ao longo de sete meses. No entanto, não havia como os pesquisadores determinarem qual dos óleos era o responsável.
Quando aplicado à pele, o óleo essencial de lavanda têm mostrado resultados positivos contra eczema, acne, queimaduras e assaduras por ser um agente anti inflamatório. Uma forma de usá-lo é diluindo-o em um óleo carreador, como o óleo de coco, de gergelim ou de semente de uva.
Pesquisadores da Flórida descobriram que o óleo essencial de lavanda reduziu a ansiedade em estudantes de enfermagem submetidos a estresse. Além disso, em ambientes hospitalares, a aromaterapia demonstrou diminuir a angústia pré-operatória e relaxar mais do que massagem ou apenas repouso. Acredita-se que a lavanda possui efeitos calmantes e relaxantes.
Por conter propriedades suavizantes como a camomila, o óleo essencial de lavanda é um ótimo remédio para picadas de inseto. Diferentemente de outros óleos essenciais, o de lavanda pode ser aplicado diretamente na pele.
Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente – ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.
Use apenas um óleo que é 100% puro e mantenha-o longe do alcance de crianças e animais e sob o abrigo da luz.
Para aprender como fazer óleo essencial de lavanda, você só precisará de dois ingredientes principais e outros utensílios domésticos.
Os óleos carreadores são óleos vegetais utilizados para diluir óleos essenciais, evitando possíveis complicações derivadas de seu uso concentrado. Eles são uma parte essencial no aprendizado de como fazer óleo essencial de lavanda.
Na maioria das vezes, o óleo de coco não refinado é o mais utilizado na produção do óleo essencial de lavanda. Isso se dá a algumas propriedades do óleo de coco que são semelhantes às do óleo de lavanda, como as propriedades antibacterianas e antimicrobianas.
No entanto, diferentes óleos carreadores possuem diferentes benefícios e propriedades.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais