O óleo essencial de palmarosa é um produto feito a partir do extrato da planta de origem indiana pertencente à espécie Cymbopogon martini. Por ter uma grande quantidade de geraniol, composto do óleo de rosa, o óleo essencial de palmarosa tem um aroma intenso da flor da rosa, e algumas vezes é vendido erroneamente com esse nome. Apesar da confusão, este óleo traz diversos benefícios à pele e à saúde respiratória.
A palmarosa é uma planta perene que pode chegar até três metros de altura e faz parte da mesma família do capim-limão, a Poaceae, também chamada de família das gramíneas. Essa erva é originária de três países diferentes, a Índia, Vietnã e a Guatemala, mas já pode ser encontrada em diversas regiões do globo, sendo produzida com intuito de gerar o seu óleo.
Os principais componentes do óleo essencial de palmarosa são o acetato de geranil, dipenteno, linalol, limoneno, mirceno e o geraniol. Para conseguir extrair o óleo essencial, a palmarosa é cortada quando ela chega a aproximadamente 6 ou 9 centímetros de altura. Depois de colhida, a planta é colocada para secar por pelo menos uma semana, com intuito de reduzir seu volume durante o transporte.
A extração do óleo essencial de palmarosa é feita por meio da hidratação ou destilação a vapor, que resulta em um óleo de odor doce, floral e levemente amadeirado. O segredo para um bom óleo essencial de palmarosa é colher a planta antes dela ficar madura e suas flores escurecerem.
Não se sabe exatamente quando o uso do óleo essencial de palmarosa se tornou popular. No entanto, o produto foi usado por séculos e é conhecido como uma planta medicinal, útil no tratamento de diversas condições, algumas delas sendo:
O óleo essencial de palmarosa tem componentes expectorantes e descongestionantes que ajudam a limpar o trato respiratório. Além disso, ele ajuda a prevenir a mucosa que atrapalha a passagem de ar nas narinas. Por fim, seus efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos também ajudam a combater infecções ou inflamações que aparecem no sistema respiratório.
Você pode utilizar o óleo essencial de palmarosa topicamente, espalhando pelo peito ou no pescoço, ou em um difusor.
As pessoas usam o óleo essencial de palmarosa como um repelente natural há muito tempo. Esse tipo de uso é considerado tradicional nos países em que a planta é originária, como… . Alguns estudos apontam que sua eficácia de repelente ajuda a combater a bactéria que atua como agente causador da malária, a Anopheles culicifacies.
Os componentes antibacterianos e anti-inflamatórios do óleo essencial de palmarosa também são benéficos no tratamento de espinhas e cravos, ajudando a desinflamar a pele e acabar com as bactérias da região. Outro fator importante é que o óleo também atua contra fungos que aparecem na pele, melhorando infecções.
O óleo de palmarosa também pode ser utilizado para tratar dermatite canina e fungos em cavalos.
Você pode usar o óleo essencial de palmarosa para aliviar dores musculares depois de um treino ou de trabalhar o dia todo. As propriedades anti-inflamatórias do óleo ajudam a relaxar os músculos e a juntas, estimulando a circulação sanguínea e reduzindo as dores causadas pela inflamação muscular.
O óleo essencial de palmarosa é indicado no tratamento de condições psicológicas, como depressão e ansiedade. Devido a sua fragrância calmante e cítrica, ele ajuda a acalmar os nervos depois de um dia cansativo e estressante. Para adotar o óleo em sua terapia, basta aplicá-lo em um difusor de aromas.
Por ser um antiviral e antisséptico, o óleo essencial de palmarosa ajuda a melhorar os sintomas de febre. Ou seja, se você aplicar duas gotas em um pano molhado e usar como compressa na testa, o produto vai ajudar seu corpo a arrefecer e melhorar o funcionamento do sistema imunológico.
Como ele costuma ser utilizado em pele sensível, o óleo de palmarosa não é considerado tóxico ou irritante. Por essa razão ele é considerado seguro para usar. No entanto, não aplique ele diretamente na pele sem fazer o uso de um óleo carreador. Mantenha o óleo longe de crianças e não faça o uso em caso de gestação, já que não existem muitos estudos sobre o efeito do óleo em pessoas grávidas.
Antes de usar o produto, faça um teste em um pequeno pedaço de pele no seu corpo, para ter certeza de que não vai reagir com seu organismo. Alguns dos óleos essenciais que combinam com o de palmarosa são:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais