Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo essencial de vetiver melhora atenção, afasta carrapatos e é rico em antioxidantes

O óleo essencial de vetiver, também conhecido como “óleo da tranquilidade” e óleo essencial de khus, é extraído da planta de nome científico Chrysopogon zizanioides. Essa gramínea, nativa da Índia, pode atingir mais de um metro de altura. Pertencendo à mesma família de outras gramíneas utilizadas na produção de óleos essenciais, como capim-limão e citronela, o vetiver é uma fonte valiosa desse componente conhecido por suas propriedades tranquilizantes e funções terapêuticas.

Capim-santo
Capim-santo: benefícios e propriedades medicinais
hidrolato-de-citronela
Hidrolato de citronela: propriedades repelentes e terapêuticas

O óleo essencial vetiver é bastante perfumado, com um aroma terroso que lembra as notas dos perfumes masculinos. Ele é destilado a partir das raízes da planta vetiver. Em práticas místicas, ele é usado por suas propriedades calmantes de “aterramento”.

Benefícios do óleo essencial de vetiver

O óleo essencial de vetiver tem algumas propriedades que o tornam um ingrediente promissor para a aromaterapia. Mas procure sempre a orientação de um profissional antes de usá-lo.

Aromaterapia
Aromaterapia: o que é, benefícios e usos
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Melhora a fadiga mental

Em um estudo, pesquisadores descobriram que inalar o óleo essencial de vetiver melhorou a atenção e a função cerebral. O óleo vegetal de vetiver é indicado para ajudar seu cérebro a se sentir mais acordado se você estiver se esforçando para se concentrar em uma tarefa ou permanecer alerta ao que está acontecendo ao seu redor.

Melhora a qualidade do sono

Usar o óleo essencial de vetiver em um difusor durante o sono pode ajudar a melhorar seus padrões respiratórios. Um pequeno estudo de 2010 mediu a resposta de 36 pessoas que foram expostas a diferentes aromas durante o sono.

O óleo essencial de vetiver aumentou a qualidade da expiração e diminuiu a inspiração quando os participantes do estudo que dormiram o inalaram. Isso pode significar que vetiver é um óleo que pode ajudar pessoas que roncam pesadamente.

Trata a ansiedade

O óleo essencial de vetiver pode ajudar a aliviar a ansiedade, de acordo com estudo.

18 opções de óleo essencial para ansiedade

Afasta os carrapatos

Em um estudo, o óleo essencial de vetiver apresentou uma alta toxicidade para carrapatos. Quando diluído com um óleo transportador e aplicado topicamente, pode até ser mais eficaz do que alguns produtos comercializados para proteger das picadas de carrapatos que podem causar a doença de Lyme.

Trata o TDAH

Curiosamente, algumas pessoas usam a aromaterapia com óleo essencial de vetiver como tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Um estudo de 2016 mostrou que o óleo essencial de vetiver pode diminuir a fadiga mental e melhorar a atenção. Por isso, faz sentido que possa funcionar para pessoas com TDAH se concentrarem em uma tarefa e filtrarem outras informações sensoriais.

Mas são necessárias mais pesquisas para provar que o óleo essencial de vetiver é realmente eficaz no tratamento do TDAH. Enquanto isso, existem outros óleos vegetais essenciais com benefícios demonstrados para o TDAH.

Contém antioxidantes

Um estudo de 2009 mostrou que a raiz do vetiver possui propriedades antioxidantes. Os antioxidantes ajudam o organismo a eliminar os chamados “radicais livres”, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer e os sinais do envelhecimento.

Como usar o óleo essencial de vetiver

óleo-essencial-de-vetiver
Foto de Jopeel Quimpo na Unsplash

O óleo essencial de vetiver é eficaz na aromaterapia. Isso significa que é seguro inalar quando utilizado na destilação a vapor. O uso de um difusor para inalar o perfume do óleo essencial de vetiver puro é uma maneira de usá-lo para obter benefícios à saúde.

Você também pode tentar fazer o uso tópico do óleo essencial de vetiver. Mas ele deve ser diluído em um óleo transportador, como óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, óleo de gergelim, óleo de jojoba, entre outros. Misture de uma a duas gotas de óleo essencial de vetiver em cada dez gotas de óleo transportador para começar a usá-lo na pele. Se desejar, você pode aumentar gradualmente a quantidade de óleo essencial de vetiver à sua mistura.

O óleo essencial de vetiver é seguro?

O vetiver é seguro na maioria das aplicações, desde que seja usado com moderação. Procure orientação médica se estiver grávida ou amamentando e pensando em usar o óleo essencial de vetiver. Um óleo essencial que pode substituir o de vetiver, caso ele não possa ser usado, é o de Petitgrain.

De acordo com um estudo, o óleo essencial de vetiver é bem pouco tóxico. Desde que você não tenha alergia à planta de vetiver, é seguro aplicá-lo topicamente na pele. Outro estudo aponta que o óleo auxilia em casos de acne na pele.

Sempre dilua os óleos essenciais com um óleo transportador e faça um teste de alergia em uma pequena parte da pele antes de aplicá-los em todo o corpo.

A inalação de óleo essencial de vetiver por meio de um difusor de aromaterapia também é segura para a maioria das pessoas. Sempre tome cuidado ao usar aromaterapia em seu filho. Nunca use aromaterapia ou aplicações tópicas de óleo em crianças com menos de dois anos de idade sem orientação médica sobre possíveis efeitos colaterais.

A aromaterapia impacta os animais de estimação, então é aconselhável evitar o uso do difusor nos espaços frequentados por eles. Além disso, certifique-se de guardar os produtos da aromaterapia e manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais