Olho: função, anatomia e como cuidar

Compartilhar

O olho é um órgão que detecta a luz e envia sinais ao cérebro ao longo do nervo óptico. Nos humanos, o olho é um órgão sensorial valioso responsável pela visão. Permite a percepção e visão da luz, incluindo a capacidade de diferenciar cores e profundidade. As funções principais do olho são a visão, a nutrição e a proteção da saúde ocular.

Embora seja pequeno, o olho é um órgão muito complexo, com aproximadamente uma polegada de largura, uma polegada de profundidade e 0,9 polegadas de altura. O olho humano tem um ângulo de visão de 200 graus e pode ver 10 milhões de cores e sombras. Os humanos têm dois olhos, o que permite que tenhamos uma melhor percepção de profundidade e a estereopsia binocular, a sensação de tridimensionalidade da nossa visão.

Olhos azuis: curiosidades e riscos do traço

Anatomia do olho

Córnea do olho

A córnea é a estrutura em forma de cúpula transparente na parte frontal do olho. Ela fornece ao órgão 2/3 do seu poder de refração.

Esclera

Camada externa branca e dura do globo ocular. A esclera é contínua com a córnea.

Íris do olho

Tecido pigmentado com dois músculos que controlam a constrição e dilatação da pupila. A íris atua como um diafragma que controla a quantidade de luz permitida no olho. A íris é a parte colorida do olho.

Pupila do olho

Orifício no meio da íris por onde a luz passa para a retina. A pupila fica preta porque a luz que entra no olho é absorvida pela retina.

Lente cristalina

A lente cristalina fornece 1/3 do poder de refração ou foco para o olho. É um tecido fibroso localizado atrás da pupila que pode mudar de forma para aumentar ou diminuir sua força. Como pode mudar de forma, permite que o olho foque objetos intermediários e próximos.

Corpo ciliar do olho

O cristalino é fixado ao corpo ciliar por zônulas cristalinas. Localizado atrás da íris, o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela mobilidade do cristalino. Isso permite que os humanos focalizem cuidadosamente os objetos próximos. A outra função do corpo ciliar é produzir humor aquoso que flui para a câmara anterior.

Câmara anterior

Uma câmara cheia de fluido entre a íris e a superfície interna da córnea, que é composta pelo endotélio. O humor aquoso é o fluido que preenche a câmara anterior.

Conjuntiva

A conjuntiva é uma membrana mucosa que cobre a superfície do olho e a parte interna das pálpebras.

Rede trabecular do olho

Rede de tecido localizada ao redor da base da córnea, no ângulo do olho. A rede trabecular é contínua com o corpo ciliar. É responsável por drenar o humor aquoso para um canal de Schlemm (tubos de drenagem) e para o sistema sanguíneo.

Nervo óptico

Rede de células nervosas que recebe impulsos da camada de fibra nervosa da retina. Ele transfere os impulsos nervosos para o cérebro.

Humor vítreo

O humor vítreo fica contra a retina e compõe cerca de 80% do olho. É uma substância gelatinosa que preenche o interior do olho e é responsável pelo seu formato.

Retina do olho

A retina é um tecido sensível à luz que captura a energia da luz e transfere-a para o cérebro na forma de impulsos elétricos nervosos. Ela é localizada na parte interna do olho.

Como cuidar bem da saúde do seu olho?

Imagem de Victor Freitas no Unsplash

Problemas de saúde nos olhos podem afetar pessoas de todas as idades e geralmente vêm acompanhados de sintomas desagradáveis, como dor de cabeça e dificuldade em enxergar, podendo exigir a realização de cirurgia, a utilização de óculos ou uso lentes corretivas.

Algumas das complicações oculares mais comuns são visão embaçada, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma, catarata, retinopatia diabética, estrabismo, olho seco e olho preguiçoso.

Para evitar esses problemas, há uma série de dicas naturais que você pode seguir. Confira algumas delas.

Aposte em alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes são sua arma mais poderosa contra os danos à visão, porque são responsáveis por combater os radicais livres prejudiciais no corpo. Os antioxidantes mais benéficos para a saúde ocular são a luteína, a zeaxantina, a astaxantina e as antocianinas.

A luteína e a zeaxantina são encontradas em altas concentrações na mácula lútea, que é a parte central da retina, responsável pelos detalhes e pela visão direta. Elas extinguem os radicais livres antes que eles causem danos às membranas lipídicas e absorvem o excesso de energia do fóton.

Além disso, a luteína suporta a visão central e é encontrada no pigmento macular. Na verdade, é um carotenoide que ocorre naturalmente, encontrado em vegetais e frutas amarelos e laranja e vegetais de folhas verdes.

No entanto, pesquisadores descobriram recentemente que o carotenoide definitivo para a saúde dos olhos é na verdade a astaxantina, que é um antioxidante extremamente eficaz na prevenção da cegueira e de problemas oculares, como glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e muitos outros.

Anvisa tira da classificação toxicológica agrotóxicos que causam irritação na pele, nariz e olhos

Cuidado com o açúcar

Níveis excessivos de açúcar no sangue puxam o fluido da lente do olho e danificam os vasos sanguíneos da retina, reduzindo a capacidade de foco e o fluxo sanguíneo. Dê preferência a alimentos com baixo índice glicêmico e evite o consumo de açúcar refinado.

Pare de fumar

Fumar favorece a produção de radicais livres no corpo e aumenta o risco de problemas nos olhos. O tabagismo aumenta a probabilidade de você ter catarata, danos ao nervo óptico e degeneração macular, entre muitos outros problemas médicos.

Consuma vegetais

Aumentar a ingestão de folhas verdes-escuras frescas, especialmente couve, pode melhorar a saúde dos olhos. Esses vegetais são ricos em carotenoides, especialmente luteína e zeaxantina, que são comprovadamente benéficos para a saúde ocular.

Evite alimentos processados

Alimentos processados ​​e fritos, como margarina, gordura vegetal, biscoitos, doces e bolachas recheadas, são ricos em gorduras trans, que levam à degeneração macular ao interferir com as gorduras ômega-3 no corpo.

Proteja a saúde do coração

Os vasos sanguíneos da retina também são afetados pela pressão alta, o que também reduz o fluxo sanguíneo livre. Portanto, evite a frutose para diminuir o risco de doenças cardíacas.

Elimine o consumo de aspartame

Problemas de visão são um dos sinais agudos de envenenamento por aspartame. Prefira um adoçante natural, como stévia, xilitol ou agave.

Aumente a ingestão de gordura ômega-3

Vários estudos têm relacionado o consumo regular de ácidos graxos ômega-3 com a boa saúde dos olhos.

Luteína: um poderoso antioxidante para os olhos

Use óculos de sol

Aposte em um par de óculos poderoso para proteger seus olhos dos raios ultravioleta (UV) do sol. A exposição excessiva aos raios ultravioleta aumenta suas chances de catarata e degeneração macular.

Escolha um modelo capaz de bloquear de 99% a 100% dos raios UVA e UVB. As lentes envolventes ajudam a proteger os olhos lateralmente. As lentes polarizadas reduzem o brilho enquanto você dirige, mas não necessariamente oferecem proteção adicional.

Se você usa lentes de contato, algumas oferecem proteção UV. Mesmo assim, ainda é uma boa ideia usar óculos de sol para uma camada extra.

Cuidado com a tela do computador

Olhar para a tela do computador ou do celular por muito tempo pode causar fadiga ocular, visão embaçada, olho seco, dor de cabeça e problemas para focar à distância. Esses aparelhos são fontes de luz azul, que causam problemas na retina e aumentar o risco de desenvolvimento de degeneração macular, além de outras patologias relacionadas à idade.

Visite seu oftalmologista regularmente

Todo mundo precisa de um exame de vista de vez em quando, até mesmo crianças pequenas. Consultas regulares ajudam a proteger sua visão e garantem que não há nenhum problema com os seus olhos que tenha passado despercebido por você.

Os exames oftalmológicos também podem encontrar doenças, como o glaucoma, que não apresentam sintomas. É importante identificá-los logo no início, quando são mais fáceis de tratar.

Seu olho é a chave para a sua verdadeira idade biológica

De acordo com um estudo, seus olhos têm muito a dizer sobre a sua saúde. Olhos secos podem ser um sinal de artrite reumatoide; níveis elevados de colesterol podem causar a formação de um anel branco, azul ou cinza ao redor da íris; a doença de Wilson pode ser marcada pela presença de um anel dourado em volta da íris, por exemplo.

“A retina oferece uma janela única e acessível para avaliar processos patológicos subjacentes de doenças vasculares e neurológicas sistêmicas que estão associadas a riscos aumentados de mortalidade”, escreveu o autor do estudo, Dr. Mingguang He, professor de epidemiologia oftálmica da Universidade de Melbourne.

Por isso, pode-se dizer que seus olhos são a chave para a sua verdadeira idade biológica.

Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais