Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Competição colaborativa convida estudantes e professores a se engajarem em ações de restauração de ecossistemas

Por Restaura Natureza em WFF Brasil Mais de sete mil estudantes e 565 professores de 25 estados brasileiros e o Distrito Federal inscreveram-se na Primeira Fase da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

‘Na Mata’ Atlântica: websérie aproxima apaixonados pela natureza ao paraíso ameaçado

“Os primeiros números da Restaura Natureza expressam que as comunidades escolares receberem com entusiasmo o tema Restauração. Também são resultado do apoio de vários parceiros que fortaleceram a divulgação da olimpíada. Recebemos inscrições de todas as regiões brasileiras, de quase todos os estados, trazendo já na primeira edição representatividade e diversidade nacional”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora da Engajamento do WWF-Brasil.

A Primeira Fase da Restaura Natureza foi encerrada no dia 25 de março e contou com 7.424 estudantes inscritos, de 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal (DF). Em grupo, estudantes e professores agora participam da Segunda Fase, que vai até 6 de maio. Inscreveram-se para a segunda fase 5.975 estudantes, acompanhados por 565 professores, que vão realizar ações relacionadas à restauração de ecossistemas – que podem ser, por exemplo, de plantio, uso de tecnologia, campanhas de engajamento ou outras formas que a criatividade alcançar.

“Na Segunda Fase, conta muito o trabalho colaborativo. Quem absorveu bem o conteúdo apresentado na Primeira Fase terá mais base para atuar na prática”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. Ela explica que os grupos terão que enviar registros de ação para ter os seus projetos avaliados. E chama atenção para os critérios de avaliação: engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada. Pontos feitos na Primeira Fase também serão considerados no resultado final.

A premiação se dará em duas categorias: Avaliação da Comissão Técnica Julgadora e Votação Popular. Todas as equipes concorrem nas duas categorias de premiação – podem, inclusive, serem premiadas em ambas.

No desenvolvimento da Restaura Natureza foram consideradas as demandas da comunidade escolar, identificadas em um processo de escuta realizado em escolas de diversas cidades brasileiras. A equipe de especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos também compartilharam as necessidades e temas urgentes da temática ambiental com a Quero na Escola. “Foi uma colaboração para identificar oportunidades de aproximar os jovens de temas muito atuais como o estresse hídrico, a crise climática e a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas”, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil. 

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. A iniciativa também tem parceria institucional com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o programa Criativos na Escola, do Instituto Alana.

A Restaura Natureza conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica. “Esperamos ampliar parcerias e identificar complementaridades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade para agir coletivamente, acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais”, diz Gabriela Yamaguchi, do WWF-Brasil.

Quando: 

Segunda Fase: até 6 de maio de 2022
Site: www.restauranatureza.org.br 

Sobre o WWF-Brasil 

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br 

“Em perigo”: restam apenas 7,1 mil guepardos na natureza

Sobre a Quero na Escola 

A Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos dedicada a iniciativas educacionais. Usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados além do currículo obrigatório e conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas. Conheça: queronaescola.com.br 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais