Aprenda onde levar as crianças nas férias e deixe os pequenos longe das telas
Diante do verão, uma das maiores perguntas na vida dos pais pode ser onde levar as crianças nas férias, principalmente para pessoas preocupadas com o meio ambiente. Mesmo sendo quase um sinônimo para “viagens”, as férias podem ser curtidas sem o impacto ambiental ou os gastos recorrentes do turismo.
Afinal, a pergunta de onde levar as crianças nas férias não se limita apenas às viagens, e sim como entreter os pequenos durante esse período.
Além de entretê-los de forma sustentável, é importante incentivar hábitos saudáveis e distantes dos celulares, tablets e televisões. Porém, limitar o tempo de tela e a exposição à internet durante essa época do ano pode ser difícil, principalmente quando não se sabe o que fazer.
Por isso, reunimos algumas dicas de como manter esses pequenos ocupados durante as férias, mantendo-os ativos e saudáveis, com o mínimo impacto ambiental possível. Confira:
Parques
Além de oferecer benefícios à saúde, os parques e áreas verdes são modos de se conectar com a natureza e criar uma saída ecológica. Por isso, se não souber onde levar as crianças nas férias, dê preferência aos parques.
Muitas cidades e centros urbanos possuem parques públicos que oferecem espaços de lazer que incentivam a atividade física, além de facilitar o contato com a natureza. Adicionalmente, dependendo da sua localização, você não precisa fazer uma viagem muito longa, mas prefira o uso de transportes coletivos para diminuir a sua pegada ambiental.
Ande de bicicletas
Seja em parques ou ruas pouco movimentadas, andar de bicicleta pode manter as crianças ativas, além de possuir pouco impacto ambiental. As bicicletas também podem ser utilizadas em parques e outros locais ao ar livre, para aumentar a conexão dos pequenos com a natureza.
Faça uma horta
As hortas são uma boa introdução à jardinagem. Algumas ervas, por exemplo, podem ser plantadas facilmente e não tomam muito espaço.
Nesses casos, você não precisa se perguntar “onde levar as crianças nas férias”, uma vez que o entretenimento dentro de casa pode ser o suficiente — principalmente se você trabalha durante o dia e não tem muito tempo para sair de casa entre seus compromissos diários.
A manutenção de hortas e jardins também cria uma atividade semanal para as crianças, que se divertem aprendendo sobre as plantas.
Piqueniques
Os piqueniques podem ser feitos em parques ou outros locais ao ar livre — até mesmo no seu próprio quintal. Separe as comidas prediletas de seus filhos, tendo consciência da diminuição do plástico em embalagens descartáveis. Por isso, dê preferência a alimentos feitos em casa, como bolos, biscoitos ou outros petiscos.
Em geral, os piqueniques não requerem muitas coisas, apenas um lençol para evitar que restos de comida caiam no chão e uma cesta com os seus alimentos escolhidos.
Mas, lembre-se: se sair de casa, não se esqueça de recolher e separar o lixo produzido.
Museus
Outro lugar onde levar as crianças nas férias é um museu. Esses locais podem introduzi-los à arte, marcos históricos e outros acontecimentos importantes na história da humanidade.
Para diminuir o seu impacto ambiental nos museus, tente consumir o máximo possível. Dependendo da sua localização, alguns museus podem requerer viagens um pouco longas. Desse modo, prefira o transporte público e, se achar que vai sentir fome durante o caminho, prefira levar comidas caseiras sem embalagens de plástico de uso único.
Feiras
As feiras podem incentivar a alimentação consciente, seja do ponto de vista da saúde ou de um âmbito ecológico. Na maioria das vezes, os alimentos comercializados em feiras abertas são cultivados localmente, o que diminui o seu transporte e, consequentemente, sua pegada ambiental.
Por outro lado, levar as crianças à feira e deixá-los escolher os alimentos que vão consumir pode fazer com que eles fiquem mais interessados nas refeições.
Viagens sustentáveis
Quer viajar? Tente planejar a sua viagem de forma mais sustentável! Siga o nosso guia sobre o ecoturismo e faça escolhas conscientes. Confira aqui:
Se o seu destino for a praia, por exemplo, você pode criar um jogo com as crianças, incentivando-as a recolher o lixo da praia como uma gincana ecológica. Durante a atividade, reforce a importância da coleta seletiva e porquê o descarte incorreto dos resíduos pode ser prejudicial ao meio ambiente.
Visite restaurantes locais, zoológicos e jardins botânicos
Outras atividades que podem fazer suas férias um pouco mais divertidas são visitas a programas de turismo local. Saia para visitas nos mercados e feiras tradicionais, ou combine um almoço em um restaurante local, com comidas típicas da região. Não se esqueça de ir a zoológicos e jardins botânicos, mantendo o contato com o conhecimento ativo até mesmo nos momentos de descanso.