Afinal, onde o Sol nasce? Entenda a ciência por trás dessa pergunta
A movimentação e a inclinação da Terra ao redor do Sol são responsáveis por diversos fenômenos da natureza, como as estações do ano e o fuso horário de cada local. Portanto, é possível ter algumas dúvidas sobre a estrela em relação ao planeta, como onde o Sol nasce e se põe.
Em geral, fala-se que o Sol sempre nasce no leste e se põe no oeste. Entretanto, especialistas afirmam que isso só acontece duas vezes ao ano.
O Sol nasce só se põe exatamente no leste e oeste quando o caminho circular da volta na superfície da Terra se divide em duas partes iguais, metade na luz e metade no escuro. Devido ao eixo de rotação do planeta em 23,5° em relação ao seu plano orbital, esse alinhamento só acontece nos equinócios da primavera e do outono.
No resto do ano, o Sol nasce no norte ou sul do leste e se põe no norte ou sul do oeste e varia todos os dias. Na direção geral, ainda assim é possível afirmar que o fenômeno ocorre no mesmo local.
Por que isso acontece?
A direção de onde o Sol nasce é influenciada pela movimentação da Terra ao redor da estrela. Se visto do polo norte, o nosso planeta faz um movimento anti-horário — do oeste para o leste.
Devido a essa direção, quase todos os objetos no céu – o sol, a lua, os planetas e as estrelas – nascem no leste e se põem no oeste. (1) Esse movimento se chama progressão, onde dois corpos se movem na mesma direção.
No entanto, alguns planetas apresentam uma movimentação contrária, conhecida como retrógrada. Esse é o caso de dois planetas específicos — Vênus e Urano, que rodam em direção contrária por conta de um possível impacto com outros corpos celestes, como asteroides.
Desse modo, se a Terra sofresse um grande impacto com outro objeto no espaço, é possível que sua movimentação mudasse, fazendo com que o Sol nascesse no oeste e se pusesse no leste.
Por que o Sol nasce e se põe?
Na verdade, o Sol se mantém na mesma posição no espaço. A sua movimentação “aparente” se dá à rotação da Terra em seu próprio eixo, fazendo com que a perspectiva da estrela mude em relação ao céu.
A Terra completa uma rotação em seu eixo em aproximadamente 24 horas, criando diferentes fuso-horários dependendo da localização do espectador. Com essa rotação, a luz do Sol ilumina diferentes partes do mundo durante o dia, criando os dias e as noites.
Estações do ano
A inclinação da Terra também é responsável pela determinação das estações do ano — que também influenciam a aparência do Sol. Enquanto a estrela nasce e se põe na mesma direção, os horários e a duração do Sol no céu podem variar.
No verão, por exemplo, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, criando dias maiores. Já no inverno isso acontece ao contrário, onde o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, marcando os menores dias do ano.
Durante a primavera e o outono, os dias e noites têm aproximadamente a mesma duração devido a inclinação da Terra, fazendo com que a posição do nascer do Sol seja exatamente no leste.