Não sabe o que fazer com a bateria velha do seu celular? Qualquer bateria velha ou nova pode ser encaminhada para distribuidores e assistências técnicas autorizadas pelos fabricantes. Para reciclá-los você também pode buscar um local para descarte no eCycle.
Entenda um pouco mais sobre as baterias de celular e os riscos que implicam o descarte inadequado.
Com a evolução dos celulares, a bateria também teve que acompanhar o seu desenvolvimento e buscar maior desempenho. Com a criação de novas funções, jogos e aplicativos, os aparelhos começaram a demandar mais energia e, com isso, foi necessário melhorar o desempenho das baterias.
Uma bateria antiga não aguentaria nada comparado às dos novos celulares. Elas eram de níquel-cádmio e, devido ao efeito de memória, menor desempenho, tempo de vida útil reduzido e o problema da poluição ambiental por causa do cádmio, caíram em desuso.
As baterias de níquel-cádmio foram substituídas pelas baterias de níquel – hidreto metálico, pois estas suportavam mais recargas e não tinham compostos tóxicos ou prejudiciais à saúde, além disso, o desempenho era semelhante a sua antecessora.
Dos anos 90 para cá, as baterias utilizadas nos celulares e aparelhos eletrônicos são de íon-lítio e lítio-polímero. As duas são evoluções das baterias antigas, armazenando muito mais energia, possuindo menos peso, sem efeito memória e com menos potencial de poluição. A vida útil das duas baterias é estimado em cinco anos, mas isso depende muito de como a bateria é usada e conservada. Veja algumas diferenças entre as duas:
Apesar das novas baterias terem um menor potencial de poluição, elas são constituídas por elementos como cobre, manganês, ferro, alumínio, cobalto e níquel, que são tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, quando descartados incorretamente.
O lítio é considerado o metal alcalino mais tóxico, contudo, não se tem comprovações de efeitos significativos na saúde humana. Ele é considerado inflamável e perigoso quando exposto ao fogo e em altas temperaturas, podendo produzir fumos tóxicos.
As baterias possuem um alto valor econômico, pois possuem metais com grande valor comercial (cobre, lítio, alumínio), logo, sua reciclagem é interessante e viável. Elementos como o cobalto, níquel, cobre, cromo, ferro e alumínio, por exemplo, podem ser recuperados e transformados em produtos, como novas baterias, alto-falantes e aço inoxidável. Utilize nossa ferramenta de busca ou preencha o formulário abaixo para saber onde reciclar baterias de celular e faça um descarte consciente.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais