ONU define Belém como anfitriã da COP30

Compartilhar

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada na cidade de Belém. A notícia foi anunciada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva através de suas redes sociais.

“Belém do Pará foi escolhida pela ONU como a sede da COP30 em 2025. É uma grande honra para o Brasil receber representantes de todo o mundo em um estado da nossa Amazônia. Tenho plena confiança de que o governador Helder Barbalho e o povo paraense estão preparados para sediar a melhor COP da história.”

Em um vídeo postado no Twitter, onde ele aparece ao lado do governador e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lula descreve a escolha de Belém como sede da COP30 como “uma notícia extraordinária para o povo do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”.

“Eu já participei de COPs no Egito, em Paris, em Copenhague, e o assunto sempre foi a Amazônia. Eu sempre disse: ‘Por que não realizar a COP em um estado da Amazônia, para que todos possam conhecer de perto a verdadeira Amazônia? Ver os rios, as florestas, a fauna da Amazônia'”, acrescentou.

A COP30 está prevista para ocorrer em novembro de 2025. A escolha da cidade como sede do evento foi feita pela ONU no dia 18 deste mês, como explicou o ministro das Relações Exteriores. “Será a primeira vez que teremos uma reunião de tal magnitude sobre mudança climática no Brasil e na cidade de Belém.”

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais