O chá oolong, também conhecido como chá azul, é um chá bastante tradicional na China, feito das folhas da planta Camellia sinensis. Ela é a mesma planta utilizada para fazer o chá verde e o chá preto. A diferença entre as bebidas é a maneira como o chá é processado.
Folhas de chá contêm certas enzimas que produzem uma reação química denominada oxidação. O processo de oxidação transforma as folhas de chá verde em uma cor preta profunda. Assim, o chá verde não pode oxidar muito, mas o chá preto sim. Já o chá oolong tem um nível de oxidação parcial que fica entre os outros dois chás.
É essa oxidação que vai gerar a cor e o sabor característicos do chá oolong. Além dessas características, o chá possui substâncias, como antioxidantes, que podem trazer diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. Esse chá é um dos mais populares na Ásia, principalmente em Taiwan.
Para fazer o chá oolong, geralmente as folhas são colhidas, secas e semi-oxidadas ao sol e, em seguida, à sombra. Elas também passam por um processo de torra e são processadas para obter seu sabor específico. As folhas do chá oolong são mais maduras, colhidas mais tarde na primavera, diferente do chá verde e preto.
O chá oolong é melhor preparado em uma temperatura de água entre 85º C e 96º C, com a infusão de três a cinco minutos. No entanto, essas temperaturas podem variar dependendo do chá e do nível de oxidação. Marcas que o comercializam normalmente indicam a temperatura e o período ideal.
O chá oolong possui muitos antioxidantes, que são responsáveis por proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Além disso, os antioxidantes polifenóis do chá ajudam a reduzir o açúcar no sangue e os níveis de insulina. Segundo algumas pesquisas, eles também podem aumentar a sensibilidade à insulina.
Estudos mostraram ligações entre o consumo regular de chá e o controle de açúcar no sangue. Bem como menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
Um estudo comprovou que o consumo regular de antioxidantes do chá oolong e chá verde pode melhorar a saúde do coração. A pesquisa também evidenciou a redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do risco de doenças do coração.
Outro estudo relatou um risco 39% menor de derrame em pessoas que bebem cerca de 480 ml de chá oolong por dia. Contudo, vale lembrar que o chá contém cafeína. Então, em algumas pessoas, sobretudo as que não consomem a substância regularmente, o chá pode aumentar ligeiramente a pressão arterial.
Pesquisas apontam que os polifenóis do chá oolong podem aumentar o metabolismo e diminuir a quantidade de gordura absorvida pela dieta.
Os antioxidantes polifenóis também podem ativar as enzimas que ajudam a usar a gordura armazenada para obter energia. Em um estudo, o consumo de chá oolong puro ou diluído ajudou na queima de 2,9% a 3,4% a mais de calorias totais por dia.
Um dos benefícios do chá oolong é que ele pode ajudar a manter a função cerebral e prevenir a doença de Alzheimer (confira estudos a respeito: 14, 15, 16). A cafeína pode aumentar a liberação de noradrenalina e dopamina, dois hormônios que beneficiam o humor, a atenção e a função cerebral.
Por sua vez, a teanina, um aminoácido presente no chá oolong, também pode ajudar a aumentar a atenção e a aliviar a ansiedade.
Estudos indicam que os antioxidantes do chá oolong, chá preto e verde podem prevenir mutações celulares que podem levar o corpo ao câncer. Além disso, os polifenóis do chá também podem diminuir a taxa de divisão das células cancerosas.
Os antioxidantes presentes no chá oolong podem ajudar a manter os dentes e os ossos fortes. Um estudo feito com 680 mulheres chinesas na pós-menopausa descobriu que aquelas que bebiam chá regularmente tinham densidade óssea de 4,5% a 4,9% maior do que as que não bebiam chá.
O chá oolong também é uma fonte rica em flúor, um mineral importante para fortalecer o esmalte dos dentes.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais