Uma organização sem fins lucrativos é uma entidade privada atribuída como pessoa jurídica que tem um objetivo global de ajudar uma causa social específica e proporcionar um benefício público. Ela é normalmente constituída por um grupo organizado que visa outras metas para além da geração de lucro. Assim, nenhuma parte dos rendimentos da organização é distribuída aos seus membros, diretores ou funcionários.
Uma organização sem fins lucrativos compreende o terceiro setor da sociedade. Dependendo do seu tipo, ela pode ser caracterizada como associação, fundação, Organização da Sociedade Civil, organização social ou sindicato e associação de classe.
É formado por um grupo de pessoas jurídicas ou físicas que se organizam para realizar atividades sem fins lucrativos. Seu objetivo é gerar benefícios para seus associados.
É uma instituição que visa a acumulação de capital, com o objetivo de atender a uma necessidade pública. Sua criação só pode ser realizada para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência social.
Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) nada mais é do que uma organização com certificado emitido pelo governo federal. Este título é fornecido pelo Ministério da Justiça e serve para facilitar parcerias com o poder público. Seu objetivo é desenvolver atividades e projetos de interesse público em diversas áreas da sociedade, como saúde, educação, cultura, sustentabilidade e economia.
É uma pessoa jurídica que realiza atividades voltadas à educação, preservação do meio ambiente, pesquisa científica, cultura e saúde. Ela depende do Decreto 6.308/2007 e deve estar inscrita nos Conselhos Municipais de Assistência Social ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal para sua regularização.
É uma associação de trabalhadores que se unem para defender os direitos e interesses econômicos, sociais e profissionais de seus empregos. Um sindicato realiza negociações com os empregadores sobre direitos trabalhistas, como férias, salários e licenças.
Esse tipo de organização recebe dinheiro a partir de doações de governos, empresas ou de indivíduos. O dinheiro arrecadado é usado para ajudar a causa que a organização sem fins lucrativos defende.
Elas são regidas por um Estatuto Social, em que devem estar presentes todas as normas gerais de suas atividades. Além disso, o Código Civil prevê algumas cláusulas obrigatórias para inserir no estatuto. As demais cláusulas são facultativas e dependem da realidade e da forma de administração de cada entidade.
Normalmente, essas organizações trabalham por um objetivo em comum, como saúde, meio ambiente, igualdade de gênero, disseminação de religiões e preservação de artefatos. Além disso, existem vários tipos de organizações sem fins lucrativos. Destacam-se as principais:
Outros tipos de associações incluem escolas públicas, instituições públicas de caridade, clínicas e hospitais públicos, organizações políticas, sociedades de assistência jurídica, sindicatos de trabalhadores, institutos de investigação e museus.
Apesar de trabalharem a favor de alguma causa social, as duas entidades possuem diferenças.
As ONGs normalmente trabalham com projetos sociais grandes que podem alcançar níveis internacionais. Ademais, elas tendem a lidar com questões mais políticas. Por outro lado, uma organização sem fins lucrativos procura trabalhar com causas que afetam áreas menores e não necessariamente buscam mudanças governamentais.
Uma ONG não é controlada por nenhum poder público nem faz parte do governo. Em contraste, uma organização sem fins lucrativos pode ter associação com o governo ou não.
Além disso, a organização sem fins lucrativos necessita ser legalmente instituída. A ONG, no entanto, não precisa estar institucionalizada para funcionar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais