O orgasmo múltiplo ocorre quando uma pessoa chega ao ápice do prazer sexual em um curto tempo
O orgasmo múltiplo se refere a capacidade de ter mais de um orgasmo em um curto período de tempo, como em alguns minutos. O orgasmo é uma reação do corpo ao chegar no auge do prazer, geralmente relacionado a um estímulo sexual. A sensação é repetitiva, acontecendo várias vezes em pouco tempo, é mais comum entre mulheres, mas pode ser experienciada por alguns homens.
A ciência explica a facilidade do orgasmo múltiplo feminino através do tempo refratário, aquele que o ser humano usa para se recuperar depois de chegar ao clímax. Para pessoas com pênis, o tempo de recuperação após um orgasmo pode ser de alguns minutos até 24 horas. Por isso, esses indivíduos comumente não experienciam orgasmos múltiplos.
No caso de pessoas com vagina, o tempo refratário é bem menos, podendo ser de alguns segundos a minutos. Ou seja, elas conseguem se recuperar com facilidade e rapidez, e caso se mantenham estimuladas, a probabilidade de alcançar o orgasmo mais de uma vez seguida é possível.
Orgasmo múltiplo em pessoas com pênis
Uma revisão de estudos, publicada em 2016, aponta que mesmo com o longo tempo de recuperação, pessoas com pênis podem experienciar orgasmos múltiplos. No entanto, os pesquisadores afirmam que essa possibilidade é menos comum. Sendo assim, apenas 10% dos jovens de 20 anos, e menos de 7% daqueles acima de 30 anos, já tiveram um orgasmo múltiplo.
Segundo os estudiosos, existem dois tipos principais de orgasmos múltiplos em pessoas com pênis. Eles são:
Esporádicos: existe um intervalo de alguns minutos entre um ápice e o outro;
Condensados: consiste em dois ou quatro sensações de orgasmo em um espaço de alguns segundos para dois minutos;
O estudo também prevê que esses indivíduos podem alcançar o orgasmo múltiplo através do atraso da ejaculação durante o ato sexual. Porém, ainda são necessárias mais pesquisas para entender como isso afeta o corpo humano e mais detalhes sobre o fenômeno.
O orgasmo múltiplo é algo recorrente?
A primeira coisa que é preciso ter em mente é que a experiência humana com o orgasmo depende totalmente do que gera prazer ao indivíduo. As pessoas têm corpos diferentes e sentem prazer de formas diversas. Isso significa que nem todo mundo vai ter a mesma experiência com o orgasmo múltiplo, ou, até mesmo, experienciá-lo alguma vez na vida.
Alguns estudos apontam que a frequência de orgasmo em mulheres heterossexuais é bem menor do que em outros grupos, como mulheres e homens homossexuais, bissexuais e homens heterossexuais. E mesmo que esses dados tenham uma relação com a falta de diálogo entre parceiros e a preocupação com o prazer feminino, eles também podem dizer um pouco sobre a frequência de orgasmos múltiplos em certas pessoas.
O orgasmo múltiplo não é uma experiência que necessariamente precisa ocorrer toda vez que um indivíduo pratica um ato sexual. Na verdade, depende muito do que essa pessoa deseja viver e sentir, se ela não estiver em busca desse tipo de clímax, então não existe problema em não ter contato com essa sensação.
Mas caso seja de seu desejo experienciar um orgasmo múltiplo, existem maneiras de conseguir. Saber o que causa prazer sexual é muito importante para alcançar essa meta, afinal, o que é bom para outros não necessariamente é bom para você.
A seguir separamos alguns atos que podem culminar em orgasmos múltiplos:
Estimulação do clitóris: pesquisas apontam que pessoas com vagina tem maior probabilidade de alcançar o orgasmo através da estimulação do clitóris;
Fazer sexo por um período maior: estudos apontam que ter uma relação sexual por mais de 15 minutos pode aumentar as chances de orgasmos multiplos;
Masturbação: o ato de praticar a masturbação pode ajudar o indivíduo a entender quais ações geram prazer e podem culminar em um orgasmo.
Para saber mais sobre o orgasmo, seu funcionamento e benefícios confira a matéria: “Orgasmo: tipos, fases, benefícios e tabus”.