Osteopatia é um tipo de terapia complementar que visa detectar, tratar e prevenir problemas de saúde ligados ao sistema músculo-esquelético. A osteopatia usa como métodos técnicas de massagem e alongamento das articulações.
O princípio da osteopatia é que cada pessoa alcance seu bem-estar por meio do cuidado dos ossos, músculos, ligamentos e tecidos conectivos. Afinal, os praticantes deste tipo de terapia complementar acreditam que para que uma pessoa tenha uma vida saudável, ela precisa que essas áreas trabalhem com fluidez.
Os principais objetivos da osteopatia são:
Segundo o Institute of Osteopathy, a osteopatia pode ser usada no tratamento das seguintes condições:
Não existem muitos estudos que provam que a osteopatia pode ser efetiva no tratamento de condições que não estão relacionadas ao sistema músculo-esquelético. As evidências sobre este tipo de terapia complementar ainda se resumem aos seus benefícios no tratamento de lesões ósseas ou musculares.
A biomecânica é o estudo de como cada parte do sistema músculo-esquelético interage e influencia outras partes do corpo. Para a osteopatia, a biomecânica é essencial. Qualquer lesão nas juntas ou no músculo deve ser tratada como parte do corpo todo, já que o sistema músculo-esquelético pode ser afetado por ela.
No caso de uma lesão no tornozelo, por exemplo, o paciente pode começar a mancar com os dois pés, mesmo que um deles não esteja lesionado. O desequilíbrio entre os pés também pode gerar outras lesões, como dor no tornozelo ou joelho que não foi machucado. As costas também podem apresentar dores devido a uma lesão nas pernas.
A osteopatia é um tratamento focado no uso de mãos. Desta forma, o profissional especializado vai utilizar de suas mãos para aplicar técnicas da osteopatia em seus pacientes. A avaliação do paciente também costuma usar os mesmo métodos. As técnicas mais usadas na osteopatia são:
Apesar de apresentar algumas técnicas similares à quiropraxia, as duas terapias diferem pois a quiropraxia é focada no funcionamento da espinha dorsal.
A maior parte das pessoas pode ser tratada com osteopatia. No entanto, se você tem alguma condição física ou está gestante, a melhor opção é questionar o profissional de saúde responsável pelo seu caso sobre a viabilidade de fazer tratamento com osteopatia.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns da osteopatia são: dores musculares, dormência e formigamento. Efeitos como derrames, hérnia de disco, dores ao mancar, danos nos nervos, fraqueza muscular ou problemas de bacia precisam de acompanhamento médico emergencial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais