Equipamento da Zero Mass Water cria condições que permitem a extração de água potável mesmo em ambiente árido
Uma startup com sede no Arizona desenvolveu um produto capaz de extrair água do ar e da eletricidade. Chamado de Source Hydropanel, o produto criado pelaZero Mass Water tem potencial para mudar a forma como bebemos e distribuímos água potável. Agora, além de trabalhar para tornar seus produtos mais acessíveis, a empresa lançou um novo modelo de negócios, chamado de “água como serviço”.
O equipamento da Zero Mass Water usa painéis de ar e solares para criar as condições certas para acelerar o processo de condensação de água, permitindo a extração de água potável mesmo em um ambiente árido. Trata-se de um hidro-painel e sua aparência é semelhante à de um painel solar, mas o aparelho é uma fonte de água.
O Source Hydropanel foi cirado por Cody Friesen, CEO da Zero Mass Water e professor associado de ciência dos materiais na Arizona State University. O produto pode parecer mágico, já que não requer entrada elétrica, tubulações ou infraestrutura de utilidade pública, usando um recurso já presente em abundância – a água que existe no próprio ar.
O equipamento aponta para uma opção importante, já que um elevado número de pessoas não têm acesso à água corrente – só nos Estados Unidos são 2 milhões de pessoas e substâncias tóxicas foram encontradas no abastecimento de água em 49 estados do país.
O novo modelo Source Hydropanel
A Zero Mass Water lançou um novo modelo residencial, chamado Rexi, que tem metade do tamanho de seu hidro-painel padrão. O utensílio foi otimizado para a produção de água na cobertura de residências, escolas e empresas. O Rexi usa um conjunto de sensores baseado em nuvem para fornecer conhecimento detalhado da qualidade da água e recursos de otimização automatizada para os hidro-painéis residenciais instalados em todo o mundo.
Os proprietários podem acompanhar o desempenho de seus hidro-painéis, a qualidade de sua água e a quantidade disponível de água armazenada no reservatório de cada painel por meio do aplicativo de smartphone Source.
O foco da Zero Mass Water é fornecer acesso independente e fora da rede à água potável perfeita para qualquer pessoa, em todos os lugares, capacitando as pessoas a criar sua própria água potável de maneira sustentável e de baixo custo.
Como funciona
Os hidro-painéis conseguem captar o vapor de água do ar e usam energia solar para fazer com que essa água se aqueça e circule pelo equipamento, elevando a umidade relativa e atingindo um ponto de condensação passiva. Os materiais dos quais o aparelho é composto atraem apenas as moléculas de água, de modo que a água líquida produzida é pura, não muito diferente da destilada. As inovações por trás do Source renderam à empresa o Prêmio Lemelson-MIT 2019.
Modelo de água como serviço
A Zero Mass Water elaborou um plano para fornecer grandes quantidades de água através de um novo modelo de negócios. A empresa afirma ter implantado vários campos de origem, ou matrizes de hidro-painéis em larga escala, que criam um suprimento contínuo de água para comunidades e empresas.
Como são capazes de operar independente de uma rede elétrica, os Source Fields em tese poderiam ser implantados em qualquer lugar do mundo e seriam capazes de produzir milhões de galões de água potável e renovável em um único local. Até o momento, a Zero Mass Water possui quatro campos de fontes para atender comunidades e empresas próximas, com vários outros em desenvolvimento e construção.
Veja também:
- Energia solar: o que é, vantagens e desvantagens
- Painel solar fotovoltaico converte raios solares em energia elétrica
- Energia solar residencial: tipos de sistema de energia, vantagens e como fazer acontecer
- Cidade na Suécia usa cocô de galinha contra o novo coronavírus
- Bancada de trabalho conceitual recicla restos de comida do home office
- Espelho: entenda do é feito e por que não é reciclável