Representantes do governo, empresários, ambientalistas e pesquisadores da área se encontrarão no dia 25 de maio (quinta-feira) no evento “Código Florestal em São Paulo: impasses e oportunidades” para debater a regulamentação da lei no Estado de São Paulo.
Este debate é realizado pelo Observatório do Código Florestal, rede de organizações que compartilham do objetivo geral de monitorar a implementação da nova lei florestal (Lei Federal 12651/12) em todo o país, e pelo Movimento Mais Floresta PRA São Paulo, que fomenta a implementação dos mecanismos da Lei Florestal no Estado.
A lei paulista apresentou pontos considerados inconstitucionais pelo Ministério Público (MP), que entrou com uma ação judicial suspendendo a sua aplicação. Neste momento, o Estado de São Paulo está sem uma regra para a regularização ambiental dos imóveis rurais.
Assim, a programação do evento está dividida em duas etapas. A primeira trará uma breve contextualização sobre os cinco anos do Código Florestal. Em seguida, haverá a apresentação do projeto temático ” Áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal: pesquisa para o desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão e transparência no processo de implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado de São Paulo “, coordenado pelo professor Gerd Sparovek (ESALQ/USP) e realizada com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Após o intervalo, haverá um debate com representantes do governo, ambientalistas e do setor empresarial sobre a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), com foco na ação judicial (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que o suspendeu no estado. Os palestrantes se posicionarão sobre a regularização e a ação apontando possíveis benefícios e prejuízos que podem decorrer.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais