O pão low carb é um pão feito sem farinha de trigo ou centeio e com baixo teor de carboidratos. Geralmente é consumido por pessoas em dietas cetogênicas ou com doença celíaca, por não conter glúten.
Com a popularidade dessas dietas, muitos pães do mercado são rotulados como “ceto” ou “low carb”, porém, isso não significa que eles são saudáveis. O objetivo da dieta cetogênica é a redução de peso, porém, comer alimentos super-processados é contraintuitivo. Para ter certeza de que o pão low carb vai ser uma boa alternativa que condiz com as suas necessidades dietéticas, é essencial ler a lista de ingredientes ou seguir uma receita com produtos naturais.
Um estudo publicado na plataforma PubMed mostrou que o glúten pode causar efeitos adversos em pessoas que não têm sensibilidade a ele, causando dor, inchaço, inconsistência de fezes e fadiga.
Quatro estudos concluíram que o glúten pode ter efeitos negativos sobre a barreira do intestino, permitindo que substâncias indesejadas “escapem” por meio da corrente sanguínea (confira os estudos aqui: 6, 7, 8, 9).
A dieta cetogênica é um plano alimentar que tem como objetivo aumentar a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, como carnes e queijos, e diminuir aqueles ricos em carboidratos.
No padrão da dieta, apenas 5% de carboidratos são ingeridos — ou 20 gramas. Isso significa que o pão, por exemplo, é restrito. Pessoas que seguem a dieta preferem gastar sua dose diária de carboidratos com alimentos com alto teor de fibra, como couve-flor e brócolis.
Para fazer um pão low carb, a primeira coisa a se fazer é achar uma alternativa para a farinha de trigo. A maioria das receitas já existentes optam pela farinha de amêndoas ou a farinha de coco. O segredo da receita, porém, está na separação do ovo. Muitos dos pães low carb são densos, porém, a incorporação de claras em neve faz com que eles fiquem com uma consistência mais “fofa”.
Pré-aqueça o forno em 190ºC. Separe as claras das gemas do ovo e bata claras em neve até que formem picos suaves. Em uma tigela ou um processador de comida combine as gemas dos ovos, ⅓ das claras em neve, a manteiga, farinha de amêndoas, fermento, uma pitada de sal e a stevia. A função da stevia, nesse caso, é diminuir o gosto do ovo, mas sua adição é opcional. Misture tudo até combinar. É normal que a massa fique empelotada até adicionar o resto das claras.
Adicione o resto das claras em neve e misture gentilmente, com cuidado para não tirar o ar, até que a massa fique incorporada.
Transfira a mistura para uma assadeira de 20×10 centímetros untada com manteiga e asse por 30 minutos. Confira com um palito de dente para ver se o pão não está cru e aproveite!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais