O papel alumínio é reciclável, mas requer certos cuidados. Quando utilizamos a folha de alumínio para embalar alimentos, por exemplo, ficam restos que podem prejudicar sua reciclagem. Por isso, antes de enviar o papel alumínio para reciclagem, é preciso higienizá-lo – de preferência com água de reúso. Confira quais são os postos de reciclagem mais próximos de sua residência nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle e tenha uma segurança maior de que seu papel alumínio será reciclado!
O Brasil exerce um papel de destaque na reciclagem de latas de alumínio. No entanto, outros produtos que utilizam o metal, como papel alumínio ou embalagens de alimentos, não chegam a atingir a mesma relevância em termos de reciclagem devido ao modo de descarte e à falta de interesse dos recicladores – isso porque a folha de alumínio é leve (o preço é avaliado por quilo) e necessita de limpeza.
Por isso, antes de enviar o papel alumínio para reciclagem, confira se não há pequenos recipientes que podem ser cobertos com o resto da folha de alumínio. É possível aproveitar o papel alumínio ao máximo antes de destiná-lo à reciclagem. Um modo é usá-lo para cobrir recipientes menores de um mesmo alimento. Mas há pelo menos cinco modos de reutilizar a folha de alumínio fora da cozinha. Dê uma olhada:
Existe uma relação proporcional entre quão deliciosa sua comida estava e o tamanho de bagunça que gerou ao fazê-la. Ter que lavar a louça depois é a pior parte de cozinhar, ainda mais se o objeto que necessita de limpeza é alguma grelha que “trabalhou bastante” no churrasco (que pode ser vegano!) de domingo. Mas com uma ajudinha do papel alumínio, ela deixa de ser aquele bicho de sete cabeças. É bem simples: apenas faça uma bolinha com a folha de alumínio e esfregue na sujeira.
Tesouras são utilizadas em diferentes áreas da casa e, justamente pelo excesso de serviço, podem ficar cegas e ineficazes rapidamente. Para afiá-las, use-as para cortar de seis a oito camadas de papel alumínio. Depois do último corte, elas estarão novinhas e prontas para outra.
Passar roupa é uma das tarefas domésticas que pouquíssimos gostam. Mas o super papel alumínio também te salva nessa: antes de colocar sua roupa, insira um pouco de papel alumínio sobre a tábua e cubra-a com um pano não muito grosso. O papel refletirá o calor do ferro de passar e tornará o processo mais rápido.
Muitas plantas precisam de sol para crescer e uma janela aberta é uma ótima opção para deixar o sol entrar e banhar sua planta com luz. No entanto, a planta tende a se curvar em direção à luz, fazendo o chamado fototropismo. A caixa solar permite que a luz bata em todos os lados da planta. Para fazer a caixa solar, pegue uma caixa de papelão, remova o topo e um lado da caixa, e preencha os outros lados com papel alumínio (lado brilhante da folha para fora), colando com fita ou cola. Coloque a planta na caixa e deixe-a próxima à janela.
Incubadoras permitem começar um cultivo meses antes de sua temporada. Para fazer uma incubadora caseira, pegue uma caixa de sapatos, preencha-a com papel alumínio (com o lado brilhante para fora), deixando 5 cm de papel estendido dos lados. Faça diversos furos de drenagem no fundo da caixa – perfurando o papel – e depois coloque o solo escolhido de acordo com o seu tipo de cultivo e plante as sementes. O papel alumínio dentro da caixa irá absorver calor para manter as sementes aquecidas enquanto germinam, e o alumínio do lado de fora irá refletir a luz solar nos brotos. Coloque a caixa próxima a uma janela ensolarada, e confira o resultado.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais