O papel picado ainda é papel, então, ele pode ser reciclado. Mas existem ressalvas. Em primeiro lugar, o processo de trituração de papel quebra a resistência de suas fibras naturais, o que impacta seu valor e reciclabilidade. Em segundo lugar, uma vez que os produtos de papel foram cortados em pedaços, eles não podem passar pelo mesmo processo de classificação que as peças intactas, como jornais e caixas de papelão.
Além disso, as máquinas de reciclagem muitas vezes não conseguem capturar tamanhos tão pequenos de papel. Isso porque, quando o papel vai para uma recicladora, ele é classificado, empacotado e empilhado. A partir daí, é tratado quimicamente e lentamente dividido em pedaços menores até se tornar uma polpa lamacenta.
O papel comum é bastante fácil de organizar na preparação para esses estágios, mas pedaços minúsculos podem se acumular e atravancar o trabalho dos equipamentos e filtros. Os centros de reciclagem que coletam papel picado geralmente precisam enviá-lo para instalações específicas, o que pode custar mais tempo e dinheiro.
O papel é um dos produtos mais comumente e facilmente recicláveis, mas o papel picado apresenta desafios diferentes. Se o descarte não for adequado, ele pode acabar em um aterro sanitário – o que aumenta as chances de que escape para o meio ambiente e
O papel picado é agrupado como papel misto, portanto, a primeira etapa da reciclagem é separá-lo do papelão, papel de escritório e jornais. O papel picado é então enfardado e enviado para a fábrica.
A fábrica possui máquinas chamadas polpadoras que injetam água e certos produtos químicos que quebram o papel em fibras. A tinta e a cola são removidas e as fibras são novamente enroladas e secas, e em seguida enviadas para a fabricação de novos produtos.
A fibra mista não tem tanta qualidade quanto o papel virgem, e suas fibras são menores do que papelão ou papel de escritório. Esse papel é reciclado em produtos de qualidade inferior, como filtros de café, caixas de ovos e toalhas de papel.
Um mito é que todo papel pode ser reciclado da mesma maneira. O papel é feito de fibras e diferentes tipos de papel têm diferentes comprimentos de fibra. O papel de impressão é uma das categorias mais altas, enquanto os lenços de papel e o papel higiênico têm uma qualidade inferior. Quando o papel é picado, as fibras tornam-se mais curtas e são menos úteis no processo de reciclagem.
Depois de misturar papel picado com todos os outros recicláveis, ele se torna não reciclável. Durante a separação mecânica, o papel picado geralmente se mistura com os pequenos pedaços de vidro ou cai na tela do filtro e os centros de reciclagem não conseguem recuperá-lo. Por isso, é muito importante jogar o seu papel picado no lixo.
As empresas de trituração podem lidar com trituração de alto volume porque o material triturado é mantido separado, não precisa ser separado e não se degrada quando é misturado com outros recicláveis.
Para reduzir o uso de papel picado, peça para receber suas contas e demonstrativos financeiros on-line, e não pelo correio. Além disso, tente picar apenas o que for necessário para ser ecologicamente correto.
Novamente, se você puder, evite triturar papel, pois isso pode complicar o processo de reciclagem. Em vez disso, tente pensar em alternativas antes de optar por esse caminho. Mesmo algo tão simples como transformar o papel em blocos de notas para listas de compras e notas de tarefas ajuda a minimizar o desperdício.
A compostagem é a solução mais ecológica para lidar com papel picado. Opte por pedaços de papel livres de produtos químicos tóxicos e utilize tintas à base de plantas para que possa ser compostado. Para isso, basta adicionar o papel picado em sua camada de resíduos marrons (com folhas, serragem, palha) e cobri-lo com restos de vegetais e frutas, aparas de grama e borra de café.
Fazer reciclagem de papel em casa é muito simples, além de ecológico. Mas atenção: assim como no processo de compostagem, não papéis termossensíveis, como extratos bancários e comprovantes, porque eles podem conter BPA. Saiba mais na matéria Aprenda a fazer reciclagem de papel em casa ou confira o passo a passo no vídeo abaixo:
Pacotes de almofada de papel picado podem ser usados para fazer uma cama macia e confortável para pequenos animais de estimação. Quando usado como um forro ou camada isolante, é fácil de limpar e recolher depois. E, como as contas e documentos destruídos provavelmente continuarão chegando, você sempre terá suprimentos para renovar a caminha do seu animal de estimação.
Assim como o plástico-bolha, o papel picado é leve e fácil de encontrar, o que o torna ideal para envio. Ele funciona bem como enchimento de caixas e para evitar que itens frágeis se desloquem e se movam em trânsito. Mantenha-o em uma área com outros materiais e suprimentos para a próxima vez que você precisar enviar uma caixa ou embrulhar seus pertences.
Para fazer seu sachê, basta perfumar um punhado de papel picado com óleos essenciais e colocá-lo dentro de um saquinho de organza. É um presente sustentável, aromático e muito simples de fazer. Se preferir, adicione ervas secas para acentuar o poder da fragrância.
Adicione o papel picado, farinha e água em um recipiente (partes iguais) e você terá papel machê para projetos artísticos. Você também pode fabricar itens decorativos com o material.
Você pode plantar papel picado diretamente como cobertura morta ao redor de árvores e jardins. Os microrganismos do solo acabarão “comendo” o papel da mesma forma que fariam em uma pilha de composto.
Assim como você pode usá-lo como cobertura externa, você também pode colocar o papel picado no solo de vasos para plantas domésticas. Basta espalhar um pouco no solo e, com o tempo, ele vai se decompor.
Você pode encher qualquer coisa com papel picado: bonecos caseiros e enfeites macios são um exemplo. Além disso, o papel picado pode ser muito útil para rechear almofadas decorativas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais