Passar roupas não é uma das tarefas mais legais do mundo, não é mesmo? Mas quem não gosta de vestir uma roupa passada e bem engomada? O que muitos não sabem é que o uso da goma de passar roupa, também chamada de passa fácil ou passa-bem, não é apenas uma “frescura”: além de engomar sua roupa e facilitar o deslizamento do ferro, ela também serve como uma camada de proteção entre a roupa e manchas, conservando as peças por mais tempo. Mas você não precisa ficar refém das versões industrializadas, já que é possível fazer uma receita de passa fácil caseiro usando apenas produtos naturais. Você preserva seu bolso e evita substâncias químicas nocivas.
Se você vive uma rotina apressada e nem sempre tem tempo para comprar goma, ou se prefere que as substâncias que entram em contato com a sua pele tenham poucos químicos nocivos e sejam mais orgânicas, nós do Portal eCycle temos uma dica de passa fácil caseiro bem bacana.
Ingredientes
- 2 colheres de amido de milho;
- 2 copos de água de torneira ou destilada;
- 1 frasco com tampa borrifadora e capacidade para 500 ml;
- Essência ou ervas (opcional);
- 1 vasilha com capacidade para 500 ml;
- 1 colher.
Instruções
Misture duas colheres de amido de milho e dois copos de água em uma vasilha. Com a colher, mexa bem o conteúdo até que ele fique homogêneo. Em seguida, adicione um pouquinho da essência de sua preferência. Coloque tudo isso no frasco e feche-o com a tampa borrifadora. Agora é só agitar bem e começar a usar seu passa fácil caseiro. Armazene o passa-bem em um local fresco e seco.
Tenha em mente que o amido de milho pode ficar concentrado no fundo do frasco, então o ideal é sempre agitar antes de usar. Dê uma olhada no vídeo (em inglês) para saber mais sobre o processo:
Receita de passa fácil com produtos de menor impacto ambiental
Se você não possui os ingredientes mencionados acima e utiliza produtos de limpeza de menor impacto, como os da Potiv.A (empresa que possui o selos EuReciclo e de Empresa B) confira esta receita:
Para saber mais sobre os produtos de limpeza ecológicos da Positiv.A, dê uma olhada na matéria: