Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda como fazer pasta de dente para cachorro e economize dinheiro com a higiene bucal do seu pet

A pasta de dente para cachorro vendida em pet shops é segura, já que é desenvolvida levando em conta que os animais não cospem após a escovação, mas têm o reflexo de engolir a pasta de dente.

Mas, se você tem um cachorro, quer economizar dinheiro e cuidar da saúde bucal do seu companheiro, uma dica é aprender como fazer creme dental para cachorro. Confira uma receita caseira e eficiente para seu melhor amigo.

Antes de usar, consulte um médico veterinário ou veterinária de sua confiança.

patinha-de-cachorro
Patinha de cachorro exige cuidado

Como fazer uma pasta de dente para cachorros

Aprenda a fazer uma pasta de dentes canina para melhorar a higiene bucal do seu pet!

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • Quatro colheres de chá de óleo de coco
    • Uma folha de hortelã picada
  2. Como fazer
    Modo de Preparo

    Misture todos os ingredientes em uma tigela que tenha tampa; adicione algumas gotas de água e mexa bem até a pasta de dente ficar homogênea. Utilize uma quantidade bem pequena e guarde o que sobrar usando a própria tigela tampada. Mantenha em um local seco, arejado e longe de fontes de luz.

Por que escovar os dentes do cachorro?

Pasta de dente para cachorro
Imagem de gotdaflow no Unsplash

Muita gente nem pensa nisso, mas a higiene bucal dos animais é muito importante. 

Escovar o dente de seu cachorro ao menos três vezes por semana ajuda a evitar o crescimento bacteriano na boca do animal. O supercrescimento bacteriano, também conhecido como “biofilme”, causa infecção e inflamação quando se acumula abaixo da linha da gengiva.  

O biofilme transforma-se em placa bacteriana, a placa promove a formação de tártaro e ambas as substâncias dão às bactérias mais superfícies para se agarrarem e oportunidade de proliferarem sob as gengivas.

Essas placas causam inflamações na gengiva, perda dos dentes e mau hálito. E, além disso, pode resultar em condições ainda mais graves — como a doença periodontal. 

Em casos avançados de doença periodontal, as bactérias podem invadir os vasos sanguíneos da boca e atingir a circulação. Nesta situação, elas têm acesso a qualquer órgão do corpo do animal e podem causar as mais variadas doenças. De fato, a doença periodontal já foi associada à condições como: 

  • Diabetes;
  • Câncer gastrointestinal, renal, pancreático e hematológico;
  • Inflamação crônica;
  • Mortalidade precoce.

Portanto, realizar a higiene do seu animal de estimação é importante não apenas para a higiene oral do pet, mas para a sua saúde em geral. 

gengivite
Gengivite: o que é e como tratar
Gengiva
10 opções de remédio caseiro para gengivite

Como usar a pasta de dente para cachorro?

Para acostumar seu pet com o creme dental, vá aos poucos: primeiro, faça-o se acostumar com seu dedo na boca dele. Depois, permita que ele lamba a pasta de dente. Veja se consegue esfregar um pouco de pasta na boca dele com o dedo.

O próximo passo é apresentar a escova de dente (pode ser uma escova infantil ou uma própria para animais) esfregando-a do lado de fora da boca do animal. Quando ele se acostumar, comece a esfregar os dentes.

Depois de todos esses passos, o animal está pronto para permitir que seus dentes sejam escovados. Para facilitar este treinamento, ofereça petiscos a cada avanço e comece o mais cedo possível, de preferência ainda filhote (pode ser uma semana depois da terceira dose da primeira vacina).

Pode usar pasta de dente normal em cachorro?

Embora muitos medicamentos convencionais de uso humano sejam seguros para os cães, a pasta de dente normal não deve ser utilizada em animais. 

Assim como o shampoo, a pasta de dente destinada a humanos não é recomendável para animais, mesmo que também seja caseira. Isso porque os animais vão engolir o creme e isso exige maior atenção aos ingredientes e proporções. 

Por exemplo, o flúor, comumente utilizado em pastas de dente normais, pode ser tóxico aos animais, se consumida em doses altas. Embora a toxicidade aguda do flúor seja possível, o cenário mais provável é a exposição crônica a toxinas, onde a ingestão frequente de flúor (ao longo de meses a anos) eventualmente atinge níveis tóxicos no corpo do cão.

Os sinais de toxicidade aguda por flúor causada pela ingestão de uma grande quantidade de pasta de dente humana por um cão incluem:

  • Salivação excessiva; 
  • Náuseas/vômitos;
  • Frequência cardíaca rápida e irregular;
  • Inquietação;
  • Incontinência fecal e urinária;
  • Fraqueza;
  • Convulsões;
  • Em casos graves, pode ocorrer a morte.

Outros ingredientes comuns em pastas de dentes convencionais que podem causar efeitos colaterais em cães incluem: 

  • Lauril Sulfato de Sódio (SLS);
  • Xilitol.

Portanto, use apenas as pastas de dentes para cachorro recomendadas para o uso veterinário e, se tiver dúvidas, consulte um profissional. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais