Nativo do Amazônia, o patauá é um tipo de palmeira cujo fruto possui benefícios à saúde
Patauá é uma espécie de palmeira nativa da Amazônia encontrada em partes da Colômbia, Venezuela, Guianas, Brasil, Bolívia, Equador e Peru. De nome científico Oenocarpus bataua e pertencente à família Arecaceae, a árvore é responsável por produzir de pequenos frutos comestíveis, cuja polpa é comumente utilizada na fabricação de óleo e outros produtos importantes para a população local.
O patauá apresenta um único caule que pode alcançar até 30 metros de altura. Possui folhas eretas, que formam uma coroa em forma de funil, com até 10 metros de comprimento. Seus frutos são alongados e possuem uma coloração arroxeada quando maduro.
Habita áreas de alta elevação, até 1.350 metros, e cresce em locais cuja temperatura média flutua entre 21 a 28ºC.
A planta é explorada por seus possíveis benefícios à saúde. A polpa extraída da fruta do patauá é rica em fibras e pode ser utilizada na confecção de bioprodutos.
Para que serve o patauá?
Os usos da planta variam. Enquanto muitos preferem as propriedades culinárias do fruto, outros buscam os benefícios oferecidos à saúde em geral. O óleo de patauá, porém, é o principal subproduto da palmeira.
Tradicionalmente, o óleo é obtido batendo a fruta, fervendo-a em água e retirando o óleo enquanto ele flutua na superfície. Na culinária, o óleo pode ser usado como molho de salada, óleo de fritura ou como corante para chocolates. Já a polpa da fruta é transformada em um suco.
O óleo extraído da polpa da fruta pode ser usado como conservante de carne e como combustível para iluminação artesanal em comunidades remotas da Amazônia, onde não há energia elétrica. (1)
Benefícios
Segundo um estudo de 2016, o patauá possui um fruto altamente oleaginoso e proteico, levemente ácido e com baixo teor de umidade. Ele contém altas concentrações de proteínas e lipídios e uma abundância de ácidos graxos oleicos — assim como o azeite de oliva.
Em usos culinários, o óleo é rico em antioxidantes como carotenoides, aminoácidos, ácido oleico, tocoferóis e vários esteróis. Entretanto, os benefícios do patauá são mais explorados através de seus usos cosméticos.
Benefícios do óleo de patauá como cosmético
Promove o crescimento do cabelo
O conteúdo de ácido linoleico do óleo de patauá induz a expressão do fator de crescimento e estimula o crescimento do cabelo. Adicionalmente, ele ajuda a combater a queda de cabelo, alopecia areata e calvície feminina e masculina.
Melhora a saúde e aspecto do cabelo
Os benefícios do óleo são resultantes do conteúdo de ácidos graxos, antioxidantes e nutrientes essenciais da planta. Além disso, por ser rico em vitamina E, a sua aplicação pode auxiliar no controle do couro cabeludo seco e prevenir o crescimento de bactérias.
Como um óleo vegetal, o óleo de patauá também é indicado para o uso nos cabelos secos, proporcionando brilho e maciez aos fios.
Saúde da pele
De acordo com uma pesquisa, o óleo de patauá é capaz de inibir a atividade da tirosinase — uma enzima que controla a produção de melanina. Portanto, o seu uso na pele é indicado para o tratamento de hiperpigmentação e melasma causados pelo acúmulo de melanina.
Por também apresentar efeitos anti-inflamatórios, acredita-se que o óleo pode ser benéfico para pessoas que sofrem com condições de pele como a eczema, psoríase e rosácea.