Patchouli, patchouly, pachouli, pachuli, patechuli, patexulí ou oriza são os nomes de algumas espécies de plantas pertencentes ao gênero Pogostemon, normalmente as espécies Pogostemon heyneanus, Pogostemon patchouly ou Pogostemon cablin.
O patchuoli é uma planta arbustiva com flores brancas muito cultivada na Indonésia e seus benefícios são aproveitados principalmente na forma de óleo essencial ou folhas secas. E, também, sua utilização na indústria foi popularizada na década de 60 como fragrância.
O óleo essencial de patchouli possui um perfume forte e amadeirado, sendo muito utilizado na perfumaria e na aromaterapia. Nesta última, o seu óleo essencial é usado por suas propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, afrodisíacas, adstringentes, cicatrizantes, desodorantes, diuréticas, febrífugas, fungicidas, inseticidas, sedativas e tônicas.
O óleo essencial de patchouli é adquirido através da extração e destilação a vapor das folhas da planta de patchouli e tem como componentes básicos o alfa-patchoulene, beta-patchoulene, alfa-guaiane, alfa-bulneseno, cariofileno, norpatchulenol, álcool patchouli, seychellene e o pogostol.
O óleo essencial de patchouli é considerado um aliado para quem sofre de depressão. Ele melhora o humor e promove relaxamento na maioria das pessoas. Ao inalar o óleo essencial, há estímulo à liberação de hormônios do prazer, como a serotonina e a dopamina. E os sentimentos de ansiedade, raiva e tristeza são amenizados.
O óleo essencial de patchouli também é produzido para ajudar e aliviar a inflamação e a febre.
O óleo essencial de patchouli melhora feridas e úlceras.
O óleo essencial patchouli é afrodisíaco e tem sido utilizado há centenas de anos. Por estimular os hormônios sexuais, ele aumenta a libido.
O óleo essencial da espécie Pogostemon paniculatus (Willd.) estimula as contrações dos músculos, dos nervos e da pele. Isso ajuda a evitar a flacidez, a perda de cabelo e o afrouxamento do tecido muscular. Além disso, a adstringência do óleo essencial de patchouli também ajuda a parar a hemorragia, contraindo os vasos sanguíneos.
O óleo essencial de patchouli ainda ajuda a acelerar o processo de cicatrização de cortes e feridas e também acelera o desaparecimento das cicatrizes através da regeneração celular. É igualmente eficaz na eliminação de marcas deixadas por furúnculos, acne, varíola e sarampo.
Essa propriedade do óleo essencial promove a geração de novas células. Ele também ajuda na produção de glóbulos vermelhos, melhora a circulação e a oxigenação dos órgãos e das células em todo o corpo.
O aroma doce e picante do óleo essencial de patchouli ajuda a desodorizar o corpo. No entanto, por ser muito concentrado, ele deve ser usado de forma diluída em algum óleo vegetal neutro, como óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas.
O óleo essencial de patchouli aumenta a frequência da micção e a quantidade de urina. Isso ajuda a perder peso, abaixar a pressão arterial, aumentar o apetite, diminuir o colesterol e eliminar toxinas do corpo. A micção remove o excesso de água, sais desnecessários e ácido úrico, o que reduz as chances de desenvolver pedras na vesícula biliar e nos rins, bem como condições como a gota.
O óleo essencial de patchouli reduz a febre, combatendo as infecções que a causam.
O óleo essencial de patchouli é bastante eficaz na inibição do crescimento de fungos e infecções, fornecendo proteção contra algumas infecções como o pé de atleta.
As propriedades inseticidas desse óleo essencial são reconhecidas desde a antiguidade. Apesar de ter um cheiro doce, ele é muito eficaz em manter os insetos à distância. É frequentemente usado em sprays, loções corporais, vaporizadores e incensos.
Ele também pode ser misturado com água para lavar roupas e lençóis de cama para afastar mosquitos, formigas, percevejos, piolhos, pulgas, moscas e traças. Apenas algumas gotas são necessárias para manter os insetos longe. Você também pode aplicar o óleo essencial de patchouli em um difusor.
O óleo essencial de patchouli tonifica todo o corpo. Ele otimiza as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e a absorção de nutrientes. Ele também promove a excreção adequada, regula as secreções endócrinas de hormônios e enzimas e tonifica o sistema nervoso, tornando-o mais alerta e ativo. Além disso, o óleo ainda estimula o sistema imunológico.
No caso de tratamento de doenças, o uso da erva e de seus óleos essenciais deve ser feito através da orientação de um profissional.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais