A paz, palavra derivada do latim pax, tem diversas definições ao redor do mundo. No entanto, todas elas convergem para descrever um conceito que se baseia na tranquilidade, cooperação, respeito mútuo e justiça entre os seres humanos. Para que a paz seja comum entre as pessoas, é preciso que ela seja praticada no interior de cada indivíduo.
Na Roma Antiga, a deusa Pax era filha de Júpiter e da Justiça, sua função era representar a relação entre os humanos e a paz, já que levava consigo o ramo da oliveira.
Durante o império de César Augustus, em meados dos anos 20 a.C, o termo pax foi usado pela primeira vez para denominar o período de estabilidade governamental da época.
Devido à relação do nome pax com a deusa romana e o período de tranquilidade na região, o conceito de paz foi estabelecido e disseminado ao redor do mundo.
Além do ramo da oliveira, existem outras figuras que representam o conceito. O símbolo é bem conhecido pela imagem da pomba branca. A relação entre os dois surgiu pela primeira vez na bíblia, mas foi apenas com os trabalhos de Pablo Picasso que a ideia se disseminou e a pomba branca se tornou sinônimo de paz.
Outro símbolo importante é o da Paz e Amor, criado nos anos 50 por Gerald Herbert Holtom (1914-1985). A imagem de um círculo dividido ao meio com duas hastes se apoiando na base do risco principal foi criada para a “Campanha do Desarmamento” (Campaign for Nuclear Disarmament – CND, na sigla em inglês), em 1958. Devido às ideologias do movimento hippie, o símbolo se tornou uma de suas principais representações.
A paz pode ser aplicada em diversos âmbitos da convivência humana. Dois países em guerra podem chegar a um acordo de paz, assim, cessando seus conflitos e mantendo uma relação calma e amigável. Dois indivíduos podem concordar e discordar e optar pela paz em sua relação.
Por fim, uma pessoa pode buscar paz interior com o objetivo de melhorar sua saúde física e mental. Este tipo de paz está ligado à ideia de tranquilidade, calmaria, paciência e bem-estar pessoal, que muitas pessoas buscam para poder lidar com o estresse do dia a dia.
Para ficar em paz, alguns tentam praticar técnicas de meditação e esportes, sair para passear ou ler em algum lugar silencioso. Não importa a forma que você busca estar em paz, basta encontrar um jeito de deixar o estresse e a ansiedade de lado e se sentir bem em sua rotina!
A saúde está intrinsecamente ligada à paz, seja a interior ou a global. Uma pessoa que vive em um cenário de guerra ou não tem tranquilidade dentro do próprio corpo vai encontrar problemas que podem se transformar em doenças. Um exemplo disso é a gastrite nervosa, condição emocional gerada pelo alto nível de estresse e ansiedade.
Já existem estudos que provam como a guerra no mundo e o estresse diário afeta diretamente a qualidade de vida dos seres humanos. Os cientistas que se preocupam com a saúde afirmam que a falta de paz para os indivíduos pode ter diversos efeitos negativos para a sociedade como um todo.
Manter sua gratidão constantemente pode ser uma maneira de incentivar uma conversa mais positiva consigo mesmo, eliminando os pensamentos negativos do caminho. Tente manter um diário ou cole post-its em sua geladeira com frases de gratidão para ler todos os dias;
Os estudos já comprovaram que a meditação tem efeitos positivos na saúde do ser humano. Segundo cientistas da Universidade de Harvard, praticar esta técnica por um período de oito semanas pode melhorar a habilidade de foco, reforçar a memória e fazer com que as pessoas sejam mais resilientes quanto estão sob estresse. Para saber mais confira: “O que é meditação?”;
Se você não se sente em paz na sua casa, retirar alguns objetos acumulados pode ajudar. A bagunça e o acúmulo de coisas dentro das residências podem gerar sentimentos de mal-estar e caos, que afetam a paz interior e deixam o indivíduo mais estressado. Tire um dia para arrumar sua casa e escolher alguns objetos para a doação ou reciclagem;
A ciência sugere que passar um tempo na natureza, ouvindo o som dos pássaros e das árvores, pode ajudar no sentimento de bem-estar. Tente gastar pelo menos uma hora por semana perto da natureza, saia para caminhar em um parque ou saia com sua família para a praia;
Cuidar de si mesmo não é só fazer skincare ou ter uma alimentação saudável. Na verdade, você pode praticar o cuidado pessoal apenas tirando um tempo para fazer o que lhe interessa. Tire uma pausa da rotina estressante e vá praticar seu esporte favorito ou ir com os amigos ao cinema;
Essa técnica milenar é constituída por uma série de exercícios que fortalecem as juntas e os músculos, e também trazem paz para a mente. Praticar yoga uma ou duas vezes na semana pode ser uma boa opção para encontrar a paz de espírito. Para saber mais confira a matéria: “Yoga: técnica milenar tem benefícios comprovados”;
A oração, para o criatianismo, e os mantras, para o hinduísmo, são duas práticas espirituais que prezam pela paz interior. Se você se sente confortável e mais tranquilo depois de fazer alguma dessas técnicas, vá fundo!
Adote mantras e orações em sua rotina e busque por paz. Confira a matéria “O que é mantra e seu significado?” para mais informações.
O prêmio Nobel é uma premiação que acontece todos os anos, onde são celebradas as conquistas, pesquisas e descobertas importantes para a humanidade em seis categorias diferentes.
A categoria da paz concede um prêmio a quem “fizer o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz“. Ou seja, aqueles que recebem o Prêmio Nobel da Paz estão sendo celebrados por suas ações contra guerras, conflitos e desentendimentos no mundo todo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais