Já pensou poder criar energia a partir das suas próprias pedaladas? Dois norte-americanos tornaram isso possível
As funções mais básicas da bicicleta são servir como meio de transporte ou como modo de atividade física. Entretanto, muitos ainda desconhecem a grande potência energética que as bikes têm. Não é a toa que há invenções que aprimorem a cada dia a utilização das magrelas nesse quesito, como ciclovias com captação solar ou bicicletas elétricas. Visando aproveitar as utilidades menos comuns das bicicletas, os amigos estadunidenses Alex Weir e Steve Blood desenvolveram máquinas ergométricas à base de pedaladas.
Seus dois produtos principais são o Big Rig e o Pedal Genny. O Big Rig é uma máquina multifuncional com assento ajustável embutido e uma superfície para trabalho. Ele consegue fornecer energia a qualquer aparelho que utilize roldanas ou correntes e que requeira até 730 watts. O aparelho foi testado para conduzir geradores elétricos, bombas de água, compressores de ar e vários tipos de processadores de alimentos.
Já o Pedal Genny é uma máquina que possui função única, sendo mais portátil. Tem um assento opcional, mas não possui superfícies para trabalho. Há um volante para suavizar as pedaladas, além de manivelas e um quadro de aço. O Pedal Genny é mais apropriado para gerar eletricidade, moer grãos e bombear água, mas também pode ser configurado para fornecer energia à qualquer dispositivo mecânico que exija menos de 730 watts.
A tecnologia que provém de uma bicicleta pode (e deveria) ser utilizada em várias atividades no dia a dia. Usar a energia gerada por uma bicicleta, em vez de simplesmente conectar aparelhos à tomada, pode trazer benefícios para a sua própria saúde, além de fazer com que você tenha uma atitude ecologicamente correta e sustentável.