Quem passa pela estação de metrô do Butantã, em São Paulo, percebe um ponto de aluguel de bicicletas dentro do bicicletário da companhia. Trata-se da estação PEDALUSP, que incentiva o uso do meio de transporte a todos os membros da Universidade de São Paulo (estudantes, funcionários e professores), fornecendo bicicletas de maneira gratuita e por tempo limitado para a locomoção do metrô ao campus e vice-versa (a distância entre os dois pontos é de 900 metros).
Os milhares de membros da comunidade USP podem utilizar as bicicletas da seguinte forma: primeiro, é preciso fazer o cadastro. Efetuado o cadastramento, o usuário pode retirar sua bicicleta em uma das duas estações ativas (metrô Butantã ou Centro de Visitantes/P1) por meio de seu cartão USP, inserindo-o em um terminal. Após verificar a condição da bike, basta apertar o botão preto e utilizá-la. O tempo de empréstimo é de 30 minutos. Quem passar desse horário fica sujeito a suspensão do serviço por tempo variável (veja aqui mais detalhes).
Além de não contribuir com a poluição atmosférica, quem adere à ideia economiza tempo e dinheiro (a passagem de ônibus do metrô Butantã até a Cidade Universitária custa R$ 3,00 – mesmo preço do caminho inverso).
Em entrevista à eCycle, um dos idealizadores do projeto, o engenheiro Mauricio Villar, diz que, apesar da inauguração dos dois pontos, o PEDALUSP ainda está em fase de testes. “Estamos estudando possibilidades de expansão do projeto”. Havia outras duas estações dentro da Cidade Universitária (ambas na região da Escola Politécnica). Após a inauguração do novo trajeto, em novembro de 2011, elas foram desativadas.
Cerca de duas mil pessoas já se cadastraram para participar. No entanto, algumas encontram dificuldades para utilizar o serviço, como relata matéria do Jornal do Campus, produzido por alunos de Jornalismo da ECA-USP. Villar responde: “Recebemos alguns e-mails com dúvidas e alguns problemas encontrados. Criamos, em novembro, um FAQ para ajudar nas explicações. Deu certo e os e-mails com dúvidas mais básicas, como horário de funcionamento, diminuíram. Ainda precisamos de algumas adaptações para que as estações funcionem com maior confiabilidade e essas melhorias serão realizadas na expansão do projeto”.
Como o usuário do PEDALUSP precisa transitar em vias de alto tráfego, a segurança é parte importante. “Seguimos as leis e regulamentações sobre o uso da bicicleta. Todas as bicicletas contêm refletores dianteiros, traseiros e laterais, campainha e espelho retrovisor. Também fizemos uma campanha de divulgação sobre segurança no trânsito em relação ao uso da bicicleta”, afirma o idealizador.
A meta inicial do PEDALUSP é criar mais oito estações no campus da Cidade Universitária e expandir o número de veículos para 100 (atualmente há 16) até o fim de 2012, o que será feito assim que houver mais verba para a iniciativa. Perguntado sobre a possibilidade de expandir o projeto para toda a cidade, Mauricio é taxativo. “O PEDALUSP já conta com uma estação no metro Butantã, mas, em princípio, o sistema serve para mobilidade urbana da comunidade USP e sua expansão para fora da Cidade Universitária não é tratada como prioridade”, explica.
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