Dois estudantes de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP foram complementar sua formação na “École Centrale”, na França, e observaram os sistemas de aluguel de bicicleta em cidades importantes, como Paris, Lyon e Marseille. Empolgados com o tema, fizeram trabalho de conclusão de curso sobre um novo sistema que deu origem ao PEDALUSP, sistema que deve entrar em fase de testes em abril de 2011.
Com o cartão de identificação da universidade e uma senha, o funcionário, estudante ou professor poderá destravar uma bicicleta do PEDALUSP e utilizá-la por um tempo determinado para se locomover até outro terminal dentro da universidade. As estações serão automáticas e distribuídas estrategicamente pelo campus.
A fase de testes terá duas estações, ambas na Escola Politécnica (prédio do Biênio e prédio da Engenharia Mecânica), e quatro bicicletas. O objetivo inicial é receber críticas e sugestões para a melhoria do sistema, além de testar a tecnologia.
Como o trajeto é curto, o tempo de empréstimo durará apenas 20 minutos. Quem extrapolar o limite poderá ser suspenso do PEDALUSP em períodos que variam de dois a 20 dias. Quem ficar com a bicicleta por mais de 24h será suspenso por tempo indeterminado.
Caso a fase de testes marcada para abril funcione, o projeto deve evoluir para um número de dez estações, com 100 bicicletas para toda a comunidade USP.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais