Pedra hume: o que é e para que serve

Compartilhar

Pedra hume é o nome popular dado ao alúmen de potássio. Com ação adstringente, antibacteriana e antisséptica ela pode ser usada para estancar sangramentos de feridas superficiais. Além de fechar poros dilatados, secar espinhas e dar um aspecto mais saudável e gerar menos irritação à pele.

Vale ressaltar que o processo de extração de alúmen de potássio envolve mineração e pode estar associado a alguns impactos ambientais, como a remoção da vegetação e poluição dos corpos hídricos.

O que é alúmen de potássio?

O alúmen de potássio é um sulfato duplo de alumínio e potássio que possui diversas propriedades e aplicações. Extraído de um mineral chamado alunita, ele possui ação adstringente, antibacteriana, antisséptica e cicatrizante, sendo comumente utilizado nas áreas de saúde e beleza. O alúmen de potássio pode ser adquirido em formato de:

  • Pedra
  • Sal
  • Spray 
  • Pó 

E é comumente encontrado em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns supermercados.

Como usar a pedra hume

A pedra hume pode ser utilizada para diversas finalidades, como:

Pedra hume ajuda a reduzir a transpiração

A pedra hume é muito utilizada para reduzir a transpiração. Isso porque ela contrai os poros da pele, regulando a quantidade de suor liberada durante o dia. Além disso, ela deixa uma camada fina e transparente sobre a pele que elimina bactérias da região, diminuindo o cheiro de suor. Por isso, a pedra hume é considerada uma alternativa natural aos desodorantes convencionais.

Os desodorantes são produtos utilizados nas axilas do corpo humano para ocultar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e liberados pela transpiração. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a transpiração não tem cheiro. O odor desagradável é resultado da decomposição das moléculas de suor e restos celulares pelas bactérias presentes na pele, produzindo ácidos carboxílicos. Um aspecto característico desses compostos é que eles apresentam forte odor.

Conheça os benefícios do desodorante de alúmen de potássio

Compostos tradicionais causam danos à saúde

No entanto, pesquisas mostram que alguns compostos utilizados na produção de desodorantes causam danos à saúde. Triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrância e alumínio são as principais substâncias que compõem os desodorantes convencionais. Esses compostos são conhecidos por: 

  • Induzir a resistência bacteriana
  • Retardar o funcionamento dos músculos do corpo humano
  • Atuar como desregulador endócrino 
  • Causar câncer de mama
  • Problemas hormonais
  • Doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer

Dessa maneira, utilizar uma substância natural para substituir os desodorantes convencionais pode ser uma alternativa para evitar possíveis danos à saúde.

Como usar: umedeça a pedra hume e aplique-a na região em que deseja reduzir a transpiração. Ela pode ser utilizada para diminuir o suor em qualquer parte do corpo, especialmente nas axilas, pés e costas.

Vale ressaltar que a pedra hume não deixa nenhuma coloração na roupa. O que amarela a roupa são determinadas substâncias. Um bom exemplo é que, apesar de transpirarmos muito nos pés, as meias não amarelam. Portanto, para evitar que suas roupas fiquem amareladas, o ideal é usar desodorantes naturais.

Cicatrização de pequenas feridas com pedra hume

A pedra hume pode ser utilizada depois da manicure, como pós-barba ou após a depilação para auxiliar na sua cicatrização. Isso acontece porque ela ajuda na contração da pele, impedindo a saída de sangue, além de oferecer uma eficaz ação cicatrizante.

Como usar: umedeça a pedra hume e aplique-a diretamente nas feridas.

Diminuir espinhas

Em decorrência de suas propriedades antissépticas, a pedra hume elimina bactérias da pele, propiciando uma limpeza adequada. Além disso, ela fecha os poros dilatados, dificultando o surgimento de novas espinhas.

Como usar: umedeça a pedra hume e aplique-a em todo o rosto, fazendo movimentos circulares.

Remédio para espinhas: 18 opções naturais

Impactos da mineração

De maneira geral, a mineração está associada a diversos impactos ambientais. Alguns deles são a remoção da vegetação, poluição dos corpos hídricos, contaminação dos solos, evasão forçada de animais silvestres e poluição sonora. No entanto, ainda não existem cálculos ambientais sobre a relevância dos possíveis impactos ambientais causados no processo de extração de alúmen.

Contraindicações do alúmen de potássio

Imagem editada e redimensionada de Maxim Bilovitskiy (enviada como parte do Concurso Estonian Science Photo), está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC by 3.0

Mesmo sendo natural, o alúmen de potássio deve ser utilizado com atenção. Isso porque o seu uso excessivo pode causar irritações na pele. Além disso, algumas pessoas são sensíveis ao alúmen de potássio. Por isso, faça um teste antes de utilizá-lo.

Outra dica importante é não ingerir alúmen de potássio. Caso isso aconteça de forma acidental, procure orientação médica imediatamente. A ingestão de alúmen de potássio pode causar graves problemas de saúde e até hemorragia.

Por fim, é importante destacar que nem todas as pedras disponíveis no mercado são naturais. Elas também podem ser feitas de alúmen de amônia e de alúmen de potássio sintético. Para diferenciá-las, basta olhar para a sua cor: as pedras naturais possuem uma cor mais cristalina, enquanto as fabricadas uma mais opaca.

Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais