A pele brilhante está ligada à ideia de uma pele saudável. Esse termo é usado para fazer referência a um tipo de pele que não está seca, rachada ou com uma textura irregular. É possível alcançar a pele brilhante com a inclusão de algumas práticas saudáveis à rotina.
Uma pele brilhante precisa apresentar as seguintes características para que ela esteja saudável:
Mesmo que se anseie por uma pele perfeita, tal coisa não existe. Todas as peles têm a sua diferença. Por isso é possível conseguir ter pele brilhante e saudável mesmo apresentando sinais de poros visíveis, rugas, marcas de nascimento e manchas ocasionais.
Além disso, algumas condições fazem com que seja mais difícil alcançar a tão sonhada pele brilhante. Isso não significa que a pessoa não está se cuidando ou que ela não está saudável.
A genética pode determinar se uma pessoa é mais propensa a ter pele seca ou rachada. Algumas condições que causam problemas de pele estão relacionadas à genética, como a dermatite atópica.
Mudanças nos níveis de hormônios podem causar surtos de acne e alteração da pele brilhante para seca ou oleosa. Isso pode acontecer independente do sexo biológico do individuo, principalmente durante o periodo de puberdade, grávidez e menopausa.
A pele brilhante, e a saúde da pele, pode ser afetada em decorrência de alguma doença pré-existente ou o uso de medicamentos. O uso de anticoncepcional, por exemplo, pode ter um efeito colateral positivo ou negativo em relação à aparência da pele de uma pessoa.
A alta exposição ao Sol, temperaturas extremas, ar seco, fumaça de tabaco e a poluição podem causar um impacto negativo na pele, determinando se o indivíduo terá pele brilhante ou não.
A quantidade de consumo de água, de sono, de estresse e de exercício que uma pessoa pratica influencia na aparência de sua pele. Os produtos químicos usados na pele também têm um impacto significativo na pele humana.
Algumas mudanças na rotina podem ajudar na formação de uma pele brilhante. Para isso, é preciso saber o que é necessário excluir, incluir e alterar em sua rotina de skincare.
Não importa o produto que você está usando ou os cuidados que está aplicando. Se o consumo de água não for o suficiente para manter sua pele hidratada, você não irá alcançar uma pele brilhante. Segundo The Institute of Medicine (IOM), um homem deve beber 13 copos de água por dia, enquanto a mulher deve beber 9 copos para se manter hidratada.
Os raios ultravioleta do Sol podem ser nocivos à pele humana quando ocorre uma exposição exagerada. Para que se evite queimaduras, danos solares ou sinais visíveis de envelhecimento, é preciso usar proteção contra os raios do Sol.
Essas proteções podem ser alcançadas com roupas leves que cobrem toda a extensão de pele exposta, protetor solar, óculos escuros e bonés e outros chapéus. O uso de protetor solar deve ser feito regularmente, sempre que você for ter contato com a luz solar em grande quantidade. Desta forma é possível alcançar uma pele brilhante.
Observação: opte por protetor solar que não tem base em petróleo. Afinal, esse químico além de ser nocivo para a pele, também é poluente.
O ato de remover o pelo do corpo pode acabar causando irritação, pelos encravados e feridas. A junção desses efeitos colaterais são um obstáculo para alcançar uma pele brilhante. Por isso, siga as dicas a seguir toda vez que se depilar:
Mesmo que um banho gelado não seja muito atrativo, a água gelada ajuda na formação de uma pele brilhante. Ela ajuda na melhora da circulação do sangue, fazendo com que a pele pareça mais saudável. Além disso, a água gelada ajuda a fechar os poros temporariamente.
Se você não quiser tomar um banho completo com água gelada, apenas lave o rosto diariamente com ela.
Uma forma de manter a pele brilhante do seu rosto é o massageando constantemente. Isso pode ser feito quando você for lavar o rosto ou aplicar algum tipo de máscara natural. O ato de massagear a pele ajuda na circulação do sangue e por isso é benéfica para a pele brilhante.
Use seus dedos para fazer uma massagem em círculos pequenos, subindo e descendo pelo rosto. Também é possível realizar a tarefa usando um massageador facial, como o gua sha. Essas práticas ajudam na drenagem linfática da face, que auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
Essa ação é importante para tirar as impurezas que ficam no rosto ao decorrer do dia. Lave seu rosto pelo menos duas vezes por dia para manter uma pele brilhante. Opte por produtos neutros, que não tenham adicionais de odor ou textura, para evitar que sua pele desenvolva irritação.
Observação: não lave seu rosto com excesso, isso pode fazer com que a pele produza mais óleo deixando a região oleosa.
A maquiagem pode deixar sua pele brilhante, mas ela também pode tirar todo o brilho natural. Isso porque o uso de pincéis de maquiagem sujos pode acumular bactérias em seus poros. Causando mais problemas e irritações para a sua pele. Por isso, lave seus pincéis frequentemente, até que toda sujeira tenha saído.
O fumo é um grande inimigo da pele brilhante. Ele pode causar diversos problemas na saúde da pele, sendo alguns deles:
Um estudo de 2015 mostrou que adultos sedentários, que praticavam exercício aeróbico regularmente por três meses, apresentaram mudanças positivas em sua estrutura da pele. Os estudiosos acreditam que a prática regular pode melhorar as questões de idade relacionadas à deterioração da pele.
Os alimentos têm um impacto importante quando se trata de ter uma pele brilhante. Refeições naturais e ricas em proteínas e outros nutrientes são a chave para manter a pele saudável e bonita. Isso porque os nutrientes do alimento são benéficos para muitas partes do corpo, incluindo a pele.
Uso de cremes, máscaras e óleos naturais, com ingredientes como frutas ricas em nutrientes, também são ótimas opções para obterr uma pele brilhante.
Se você quiser saber mais a respeito, confira “Conheça 10 alimentos que fazem bem para pele”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais