Comer pepino cru é uma prática segura e saudável para uma dieta balanceada. Além de seu consumo ter diversos benefícios à saúde, também pode ser feito através de uma grande variedade de receitas.
Embora o pepino seja considerado um legume ou vegetal para muitos, o alimento é, na verdade, um fruto — assim como o tomate, a berinjela e a abobrinha. Confira seus benefícios:
Apesar de ter uma pequena quantidade de calorias, o pepino cru contém altos níveis de vitaminas e minerais, principalmente quando são ingeridos com a casca. Uma porção de 300 gramas do fruto fornece:
Como mencionado anteriormente, 96% do pepino cru é água, o que pode beneficiar a hidratação do corpo em dias quentes. Apesar de um copo de água já ser o suficiente, o consumo de frutos e alimentos hidratantes é essencial para manter a refrescância em dias de secura extrema e representa cerca de 20% da hidratação ao longo do dia.
Em um estudo, os níveis de hidratação de 442 crianças foram analisados, bem como a sua informação nutricional. Por fim, os pesquisadores descobriram que aquelas com maior taxa de hidratação eram as que mais consumiam frutas e vegetais. Outra análise também apontou que comer pepino cru depois de treinos intensos fornece duas vezes mais hidratação que um copo de água.
De acordo com estudos em tubos e em animais, o consumo de pepino cru ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue. As pesquisas foram feitas através do uso de suplementos com a casca do pepino, mas ainda precisam avançar para a testagem em seres humanos, de forma que o benefício seja totalmente comprovado.
Por ser pobre em calorias, o consumo de pepino cru ajuda na perda de peso. Isso porque ele é rico em fibras, o que ajuda a diminuir a saciedade. Ou seja, ao comer você não ganha peso e ainda se mantém cheio.
O pepino é um fruto rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e o estresse oxidativo, responsável pelo envelhecimento precoce e diversas doenças crônicas.
Um estudo, em que 30 voluntários de idade avançada receberam suplementos de pepino em pó, testou a capacidade antioxidante do alimento. No fim da pesquisa chegou-se à conclusão de que o suplemento aumentou consideravelmente a atividade antioxidante dos organismos.
As fibras e a água presente na composição do pepino cru ajudam a melhorar os movimentos intestinais. Isso faz com que os sintomas de constipação, diarreia e dores abdominais melhorem de forma considerável. Uma pesquisa, de 2014, mostrou que suplementos da fibra pectina — encontrada no fruto — oferecem apoio para as bactérias benéficas do sistema digestivo.
O pepino cru é um alimento de fácil preparo, podendo ser adicionado em saladas, conservas, sanduíches e muito mais. A seguir confira algumas dicas de receitas para você preparar no dia a dia:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais