A PepsiCo, que completa 70 anos de atuação no país neste ano, reforça seu compromisso com a reciclagem e destinação correta de resíduos por meio de diversas ações que mantém atualmente no Brasil. Com esses objetivos, a empresa, uma das maiores no setor de bebidas e alimentos do mundo e guiada por sua estratégia ESG, PepsiCo Positive, apoia iniciativas socioambientais, firmando parcerias com empresas certificadoras de logística reversa de resíduos, cooperativas de reciclagem, projetos e campanhas para educação ambiental.
No Dia Mundial da Reciclagem (17/05), a PepsiCo celebra mais um importante avanço no tema: uma parceria com a empresa Yattó – responsável por estruturar cadeias de reciclagem que permitam que embalagens possam se transformar em novos produtos -, por meio da qual já promoveu a destinação correta de 50 toneladas de plástico flexível entre 2022 e 2023 (BOPP – película de polipropileno biorientada), de suas embalagens de snacks salgados pós-consumo*. Todos esses esforços vão ao encontro das metas globais da companhia em relação ao plástico, como a de reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030; usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico, pois busca agir para que esse material nunca se torne lixo.
“A PepsiCo busca atuar em diferentes frentes para reduzir e reutilizar resíduos em toda a sua cadeia produtiva, ao mesmo tempo em que apoia projetos que tenham impactos socioeconômicos. Assim, beneficiamos os cooperados das cooperativas de resíduos, as recicladoras, os nossos consumidores e consumidoras, por meio das ações de educação ambiental, e o meio ambiente em um movimento de transformação para toda a sociedade”, afirmou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.
O plástico flexível BOPP de embalagens de snacks salgados pós-consumo ainda é um material que demanda alta tecnologia para reciclagem e incentivos de toda a cadeia para sua logística reversa. Por isso, a partir da parceria com a Yattó, a PepsiCo, não só garante a destinação correta desse material – um total de 50 toneladas coletadas entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023 -, como também beneficia as cooperativas de profissionais que trabalham na triagem de resíduos (agentes socioambientais).
A partir da parceria, o BOPP (plástico flexível pós-consumo) coletado foi reciclado e transformado em novos itens, como mesas, cadeiras, vasos e paletes, para serem comercializados no mercado., A Yattó reúne as empresas e cooperativas que precisam se envolver para que seja possível chegar a soluções estruturantes para logística reversa e economia circular do plástico flexível BOPP, enquanto a PepsiCo garante um incentivo para que esse tipo de plástico realmente seja coletado.
A PepsiCo, por meio de sua plataforma de ESG, PepsiCo Positive (pep+), reúne diversas iniciativas para avançar rumo às suas metas em relação à redução, reciclagem e reuso do plástico, além do desenvolvimento de novos modelos de negócio, em busca de que o plástico nunca se torne lixo.
Recentemente a companhia anunciou uma ação com a eureciclo – outra empresa especialista do segmento de reciclagem e logística reversa, por meio da qual destinou corretamente mais de 8 mil toneladas de plástico flexível de embalagens de snacks (BOPP) produzidos no país por meio de coprocessamento para uso como como combustível e matéria-prima na indústria cimenteira em 2022. A PepsiCo seguirá com essa parceria em 2023 visando ampliar cada vez os resultados socioambientais da iniciativa, ao envolver cooperativas de reciclagem, para fomentar a geração de empregos e renda.
Junto às cooperativas de Reciclagem, a PepsiCo investiu na última década mais de R$ 10 milhões para a promoção de projetos de economia circular no país e apoio aos cooperados no Brasil, por meio do programa Reciclo PepsiCo. A empresa também mantém uma parceria longeva com a cooperativa Coopercaps Sul, responsável pela coleta, triagem e destinação correta de resíduos em São Paulo, além de ações sociais e de educação ambiental. No atual projeto com a cooperativa, a PepsiCo está incentivando a recuperação de 6 a 10 toneladas de plástico flexível (BOPP) ao mês (2023).
Um desses projetos é o de uma carroceria de caminhão fabricada com embalagens recicladas de produtos PepsiCo na composição. O baú do caminhão é feito com plástico reciclado, mais especificamente de plástico flexível BOPP e garrafas PET pós-consumo – usados nas embalagens de salgadinhos e refrigerantes de suas marcas, que foram adicionados junto à fibra de vidro. O projeto inovador foi desenvolvido pelo time da PepsiCo Brasil, junto a parceiros. Hoje, mais de 100 caminhões da frota secundária (caminhões médios) já rodam com essa carroceria, dando um novo destino para mais de 68 mil unidades de garrafas PET e mais de 138 mil embalagens de snacks de plástico BOPP. A partir de janeiro de 2023, todos os novos caminhões da frota secundária estão sendo implementados com o baú contendo embalagens recicladas na composição da fibra.
Desde 2021, a PepsiCo utiliza o material UBQ™, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, em um palete que utiliza lixo doméstico junto ao plástico em sua composição e é adequado para substituir polímeros convencionais em várias aplicações duráveis. Os paletes são utilizados na operação de estoque de mercadorias nas fábricas da PepsiCo. O material economizou o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEEs – equivalente ao sequestro anual de carbono de 534 árvores -, e mais de 739 kg de resíduos foram retirados de aterros sanitários. Além disso, em parceria com a Fábrica de Ideias, fabricou displays para exposição de produtos PepsiCo nos pontos de venda do varejo de todo o Brasil que também levam UBQ™ na composição e, também, plástico reciclado.
O projeto piloto contou com 300 unidades do display sustentável e evitará a emissão de mais de uma tonelada de GEEs (Gases de Efeito Estufa), além de destinar corretamente cerca de 126 kg de resíduos que seriam enviados para aterros.
Em conjunto com a Fábrica de Ideias, a PepsiCo já produz, há mais de dez anos, um outro display sustentável que utiliza o plástico BOPP reciclado como matéria-prima, o mesmo material das embalagens de snacks da empresa. Por ser produzida com material reciclado, a versão anterior já emitia 58% menos CO2 por unidade, quando comparado a um display produzido com plástico virgem convencional. Já, utilizando como matéria-prima o UBQ™, a redução de CO2 e chega a quase 90% no display atual. Além disso, cada unidade produzida evita a emissão de 3,9kg de gases poluentes e reutiliza cerca de meio quilo de resíduos sólidos.
*ou embalagens semelhantes de outros fabricantes.
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.
Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais