PepsiCo avança em jornada pelo acesso à água de populações em situação de risco hídrico e pela redução do uso do recurso em suas fábricas

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Por PepsiCo | Para celebrar a Semana Mundial da Água — de 20 a 24 de agosto—, a PepsiCo reforça o seu compromisso com o acesso a recursos hídricos limpos, potáveis ​​e seguros como um requisito essencial para que as comunidades possam prosperar. Com esse intuito, definiu suas metas globais para 2030 por meio de sua agenda ESG pep+ (PepsiCo Positive). Elas incluem fornecer acesso à água potável para 100 milhões de pessoas, ter um impacto hídrico positivo no uso da água e reabastecer 100% da água usada em áreas com alto risco hídrico. A PepsiCo Brasil é destaque nessa agenda, com suas ações de redução de uso de água desde o cultivo de seus ingredientes, como coco-verde e batatas, até as fábricas em todo o Brasil.

A PepsiCo já conseguiu garantir o funcionamento de quatro de suas fábricas na América Latina sem consumir água da rede pública, o que representa cerca de 15% de sua produção de alimentos na região. Essas plantas estão localizadas no México, Brasil e Colômbia; e, juntos, acumulam mais de mil dias sem extrair água doce dos aquíferos locais.

No Brasil, a PepsiCo reduziu pela metade o total de água gasta por quilo de alimento produzido, de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022) e alcançou autonomia hídrica em sua fábrica no município de Itu (SP) – uma área de escassez hídrica -, onde conta com uma estação de tratamento de efluentes (ETE) que potabiliza 100% dos efluentes da operação. Somente nessa planta fabril a companhia deixa de captar 27 milhões de litros de água ao mês do município, deixando esse montante disponível para a população. A mesma iniciativa está sendo implantada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba e Sete Lagoas (MG), com uma economia de água prevista de 70% a partir do início das operações destas ETEs. 

ETE da PepsiCo em Itu (SP) potabiliza 100% do efluente utilizado na fábrica

No agro, a empresa, por meio de seu Programa de Agricultura Sustentável, apoia práticas regenerativas e mais sustentáveis no campo junto aos seus produtores parceiros. Na cultura da batata, após a implementação de melhorias na lavagem dos tubérculos, foi possível reduzir em 28% o consumo médio de água nas beneficiadoras em 2023. Isso representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano, durante o processo de beneficiamento da batata fornecida à PepsiCo. Esse volume é equivalente ao consumo de uma cidade de 225 mil habitantes por 1 dia ou 18 piscinas olímpicas. Ainda este ano, as práticas serão levadas para mais oito estações de beneficiamento de batata. O objetivo da companhia é mapear e implementar outras boas práticas possíveis para contribuir ainda mais com a redução do consumo de água e implementação de práticas mais sustentáveis junto aos fornecedores no próximo ano.

Lavadora de batatas de fornecedor da PepsiCo promove reduções do uso de água limpa

A inovação e o uso de novas tecnologias para cuidar da água posicionaram a PepsiCo como uma das empresas de alimentos e bebidas mais eficientes na gestão de recursos hídricos da América Latina. 

Acesso à água limpa e segura

Desde 2011, com o apoio de parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a PepsiCo forneceu água potável a 30 milhões de pessoas na América Latina. Nos últimos dois anos, a empresa investiu US$ 2,4 milhões em infraestrutura e sistemas comunitários de água em países como México, Brasil, Colômbia e Guatemala. 

Além disso, atuou pelo reabastecimento de água em aquíferos locais com o seu programa Água para o Planeta — que a PepsiCo lidera em colaboração com a The Nature Conservancy. O programa realizou ações de conservação em mais de dois mil hectares de ecossistemas nativos, beneficiando mais de três mil pessoas em sete países da região. Também reabasteceu 1.739.000 metros cúbicos de água nos aquíferos, o que equivale a 515 piscinas olímpicas.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.

Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook eLinkedIn.

Thalles Moreira

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