A perda de peso sem dieta é um processo possível, apesar da forma mais comum de perder uns quilinhos seja através da dieta e dos exercícios. Nem todas as pessoas se sentem confortáveis praticando restrições alimentares que estão presentes em algumas dietas. Por isso, existem alternativas que ajudam na perda de peso com apenas alterações na alimentação.
Os seres humanos estão sempre tentando encontrar uma desculpa para burlar suas dietas, e isso é comprovado cientificamente. De acordo com estudo, publicado em 2011, a resposta biológica para a dieta dificulta o caminho do ser humano para que ela seja feita de forma adequada, ou seja, depois de um tempo é difícil fazer a manutenção da prática.
Desta forma, estudiosos têm se dedicado a diversos estudos que buscam entender a melhor forma de ter perda de peso sem dieta. Ou até mesmo encontrar melhores causas da perda de peso, que vão além da atividade física e a restrição alimentar.
A seguir confira uma lista com dicas que podem levar à perda de peso:
Uma das práticas mais simples para a perda de peso sem dieta é mastigar devagar todas as suas refeições. Isso porque o seu cérebro demora pelo menos 20 minutos para entender que você está cheio. Logo, a melhor opção é mastigar lentamente sua refeição, se preferir adotar a técnica do mindful eating e aproveitar mais sua alimentação, vá em frente!
Um estudo, da revista The American Journal of Clinical Nutrition, apontou que os voluntários, que mastigaram cada mordida de sua refeição pelo menos 40 vezes, ingeriram 11/9% menos comida do que aqueles que mastigaram 15 vezes o alimento. Você pode começar a prática com 20 mastigadas, e ir aumentando com o tempo, se for melhor.
A perda de peso é possível quando você começa a comer menos, e diminuir o tamanho dos seus pratos pode ser uma vantagem. Pratos menores obrigam o indivíduo a colocar uma quantidade menor de calorias em suas refeições. Assim, facilitando o menor consumo de porções e a perda de peso sem dieta.
Além disso, pesquisas já apontam que ao utilizar um prato grande, a pessoa tem a tendência de aumentar a quantidade de comida na refeição. Uma prática que pode ajudar também é colocar os alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias em pratos grandes, e os ricos em calorias em pratos menores.
Beber água um pouco antes das refeições pode ajudar na perda de peso sem dieta. Em geral, beber uma quantidade adequada de água (pelo menos dois litros por dia) ajuda a aumentar a sensação de saciedade, que reduz a quantidade de alimentos ingeridos.
Um estudo, publicado em 2018, mostrou que beber água antes de qualquer refeição pode ajudar a reduzir a quantidade de comida ingerida. Outra pesquisa apontou que beber um gole do líquido antes de comer reduz a ingestão de calorias e a fome, enquanto aumenta a sensação de saciedade e satisfação.
Por incrível que pareça, uma boa noite de sono e um dia livre de estresse podem ajudar na perda de peso sem dieta. Isso porque a falta de um bom sono afeta a leptina e a grelina, hormônios de regulação do apetite.
Além disso, o cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, também fica elevado quando não se tem um sono adequado. Através das alterações dessas substâncias, o organismo pode enfrentar um aumento do apetite, o que causa maior ingestão de calorias e o ganho de peso corporal.
A pimenta tem uma propriedade termogênica que ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de calorias, assim, facilitando o emagrecimento rápido. Outro fator interessante desse tempero é a capsaicina, uma substância natural da pimenta que ajuda a aumentar a saciedade e cortar os desejos por doces ou alimentos ricos em gordura.
Comer fora de casa pode ser um perigo para quem quer perder peso sem dieta, afinal, não é possível ter controle das calorias ingeridas ou dos ingredientes que são adicionados. Por isso, existem estudos que apontam a preparação de alimentos em casa como uma alternativa mais saudável e que facilita a perda de peso rápida.
Afinal, a pessoa pode preparar a refeição com a quantidade de calorias desejadas e com mais ingredientes nutritivos. Em um estudo, publicado em 2017, pesquisadores descobriram que planejar a própria refeição pode estar associado com uma melhor dieta e risco reduzido de obesidade.
No fim de um dia de trabalho quem nunca sentiu vontade de comer uma pizza ou um sanduíche? Você não precisa eliminar essas comidas da sua alimentação completamente. Basta optar por recheios mais nutritivos, ricos em vegetais e sem produtos industrializados ou carne processada. Reduzir a quantidade de queijo também ajuda a diminuir o consumo de gorduras.
Tanto as proteínas como as fibras ajudam a reduzir a fome, aumentar a saciedade e comer menos calorias. Isso porque a proteína tem um papel importante no hormônio grelina, que controla o apetite.
Já no caso das fibras, o organismo tem dificuldade de digeri-las, e por isso, elas demoram para serem absorvidas e aumentam a saciedade. Opte por uma alimentação rica nesses nutrientes no seu dia a dia, para alcançar a perda de peso sem dieta.
Uma atividade física leve depois da refeição, como caminhada, estimula os músculos fazendo com que eles absorvam a glicose ingerida através dos alimentos. Isso ajuda a reduzir os níveis de insulina, que causam aumento de energia e resultam em fome.
Por isso, tente fazer alguma prática física depois de comer, seja uma caminhada ou qualquer outro tipo de exercício mais leve.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais