Permacrise é um termo criado em 2022 para determinar um período de crise permanente, que resulta de diferentes fatores seguidos uns dos outros. De maneira simples, a permacrise consiste em um espaço de tempo longo onde problemas surgem um atrás do outro, sem que sobre tempo para a resolução desses.
A sensação de permacrise é sentida não apenas em um quesito mundial, por toda a população, mas também por cada indivíduo em seu interior. Isso porque em situações de perigo ou estresse, o corpo cria uma resposta de “luta ou fuga” que deixa a pessoa em alerta a todo momento.
Quando essa sensação não passa, devido a permacrise, o corpo começa a se desgastar e os sintomas se agravam. Os principais sinais de que você está passando por uma crise permanente são:
O termo “permacrise” surgiu em 2022, quando foi declarada a palavra do ano pelo dicionário Collins. Segundo os diretores executivos do dicionário, a palavra sumariza tudo o que aconteceu durante o ano, para o mundo todo e para algumas pessoas. Afinal, o planeta enfrentou diversas crises ambientais, econômicas, guerras, uma pandemia e acidentes catastróficos.
Sendo assim, esse período da história humana representa bem o sentido de “crise permanente”. Isso porque o mundo mal conseguiu se recuperar dos anos de pandemia e todos os seus efeitos na humanidade, e mais problemas surgiram, criando uma cascata de efeitos colaterais negativos na sociedade.
A palavra crise vem do grego Krisis, um momento que pode acabar em vida, morte, vitória ou derrota. No entanto, a noção grega de crise entendia que havia um momento de transição, uma grande mudança que faria com que o futuro fosse diferente daquilo que era o passado. Assim como outros filósofos, como Thomas Kuhn, que previam que o progresso humano viria após o desgaste, já que ele o alimenta.
Karl Marx, em sua descrição do capitalismo, afirma que o sistema sofre constantemente uma crise de superprodução, onde o excesso de oferta não é satisfeito pela demanda existente. O filósofo defendia que a taxa de lucro no capitalismo tem a tendência a diminuir constantemente, assim, causando uma crise final que resultaria na transição do sistema para o socialismo.
No conceito de permacrise, a ideia é semelhante a de Marx, no entanto, em vez do sistema se renovar e transformar, ele se mantém eternamente em estado de crise. Ou seja, o progresso não existe, apenas o desgaste constante e uma situação difícil permanente.
De acordo com o pensador Edgar Morin, as crises humanas deixaram de ser “coisas” que podem ser resolvidas e passaram a ser situações que podem apenas ser administradas. Desta maneira, a permacrise sugere que qualquer atitude feita para acelerar a resolução de um “problema” pode causar o risco de piorar tudo.
Por fim, o termo representa uma perda de esperança no progresso e na capacidade humana de lidar com seus problemas. Assim, as crises da sociedade se tornaram tão complexas que elas transcendem a capacidade de entendimento e qualquer decisão de resolvê-las pode gerar desgaste maior.
Lidar com a permacrise é algo difícil, já que a situação mexe com os sentidos humanos e abala até mesmo aqueles com uma boa saúde mental. Para equilibrar sua vida durante longos períodos de crise, é preciso apoio e cuidado psicológico, assim, garantindo a manutenção do bem estar em períodos delicados. Confira a seguir algumas dicas para lidar com a permacrise:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais