Pesquisa avalia as emissões de substâncias tóxicas para a Antártida

Compartilhar

Por Mariane Quadros, do Jornal da UFRGS | O Ciência 1080 desta semana entrevista Franciéle Schwanck, autora do artigo “Emissões de elementos-traços antropogênicos (Bi, Cd, Cr, Pb) para a Antártida Ocidental.” A pesquisa foi recentemente publicada pela Academia Brasileira de Ciências em uma publicação dedicada ao continente antártico.

O estudo aborda a presença de bismuto, cádmio, chumbo e cromo em territórios da Antártida que seriam tecnicamente “limpos” de poluição. Esses elementos chegam ao continente provenientes de outros pontos do planeta, oriundos principalmente das atividades de mineração e também do uso de combustíveis fósseis. Neste artigo, Franciéle Schwanck pesquisou a emissão desses elementos tóxicos para a Antártida, ao longo de um período de 132 anos. A investigação faz parte da sua tese de doutorado “Variabilidade química e climática no registro do Testemunho de Gelo Mount Johns – Antártica“, defendida em 2016 junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS.

Ouça no Ciência 1080, espaço do Jornal da UFRGS que aborda as pesquisas realizadas na Universidades e suas contribuições para a sociedade. O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com o Jornal da Universidade. Edição e entrevista de Mariane Quadros.

Esta e outras edições do Jornal da UFRGS podcast estão disponíveis no site da Rádio da Universidade, no Lúmina Podcasts e nas principais plataformas de áudio.

Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da Universidade de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Thaís Niero

Bióloga marinha formada pela Unesp e graduanda de gestão ambiental. Tentando consumir menos e melhor e agir para alcançar as mudanças que desejo ver na sociedade.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais