Os brasileiros se preocupam com o meio ambiente e acham a reciclagem importante, mas boa parte sabe pouco ou nada sobre coleta seletiva e descarte do lixo. Apenas uma em cada quatro pessoas separam o lixo orgânico do reciclável e apenas 35% dos entrevistados acham que é fácil encontrar informações sobre como se deve fazer a coleta seletiva em sua cidade.
Esses são os resultados de uma pesquisa Ibope feita por encomenda da cervejaria Ambev na última semana de maio. Foram entrevistadas por telefone 1.816 pessoas em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiabilidade é de 95%. O objetivo do levantamento é entender a relação do brasileiro com o lixo, segundo Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Ambev.
88% dos entrevistados dizem se preocupar com o meio ambiente e 97% declaram que a reciclagem é importante. Por outro lado, em um país que gera mais de 1 kg de lixo por habitante por dia, 66% dos entrevistados sabem pouco ou nada sobre coleta seletiva e 39% da população não separa sequer o lixo orgânico dos resíduos recicláveis.
Segundo a pesquisa, 68% dos entrevistados dizem prestar atenção na hora da compra e escolhem embalagens recicláveis. Porém, quando perguntados sobre a reciclabilidade dos materiais, as respostas apontam desinformação. 77% sabem que os plásticos são recicláveis, mas apenas 40% sabem que garrafas PET são recicláveis – e elas são plásticas. De acordo com o levantamento, 64% sabem que o vidro é reciclável e 50% sabem que o papel também é. Apenas 5% das pessoas sabem que embalagens longa vida são recicláveis.
As respostas sobre o alumínio também surpreendem. Embora o Brasil recicle 97% do alumínio que consome, apenas 47% das pessoas ouvidas sabem que esse material é reciclável. Também sobre embalagens retornáveis os entrevistados sabem pouco ou nada – 72% estão nesse grupo.
A ideia da Ambev é aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados e a pesquisa mostrou que a comunicação ainda precisa melhorar nesse sentido. Sem o apoio e a participação do consumidor final, iniciativas empresariais valem muito pouco. A Ambev lançou a primeira PET 100% reciclada do mercado brasileiro em 2012 e atualmente 56% das garrafas de Guaraná Antarctica são feitas com esse tipo de embalagem. Hoje, cerca de 33% da produção total de PET da Ambev é feita a partir de material reciclado, segundo a empresa.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais