A oficina tem como público-alvo todas pessoas interessadas no tingimento natural dos tecidos e não demanda conhecimento prévio
Ministrada pela pesquisadora em têxtil e moda pela Universidade de São Paulo, Patricia Muniz, a oficina tem como objetivo instigar os participantes a conhecerem a história, os processos de extração e tingimento com os corantes naturais e estimular a busca por plantas que possam ser usadas como corante para o tingimento em casa, fazendo-os compreender a importância desses corantes, as possibilidades de cores e a beleza que apenas os corantes advindos da natureza podem proporcionar.
Sobre a atividade
O tingimento com corantes naturais é uma técnica milenar que a partir do século XIX foi gradativamente substituída pelo tingimento com corantes sintéticos, mantendo-se apenas em pequena escala por artesãos. Atualmente, por serem, de modo geral, atóxicos e biodegradáveis, os corantes naturais têm sido considerados como uma alternativa ambientalmente menos impactante a certos corantes sintéticos. Dessa forma, vários designers e pesquisadores têm se aprofundado em processos e matérias-primas a fim de resgatarem esse conhecimento há tanto tempo praticamente esquecido.
Nessa perspectiva, a oficina pretende instigar os participantes a conhecerem a história, os processos de extração e tingimento com os corantes naturais e estimular a busca por plantas que possam ser usadas como corante para o tingimento em casa, fazendo-os compreender a importância desses corantes, as possibilidades de cores e a beleza que apenas os corantes advindos da natureza podem proporcionar.Cada participante realizará as atividades práticas de tingimento e levará para casa as amostras de tecidos tingidas durante o encontro.
Programação
- Apresentação: corantes naturais e tingimento têxtil;
- Preparação dos substratos têxteis para o tingimento;
- Uso de mordentes para a fixação do corante;
- Pigmentos naturais vegetais e sua extração;
- Processo de tingimento natural;
- Modificadores de cor.
Patricia Muniz
Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT), realiza pesquisa com corantes naturais de espécies nativas para o tingimento têxtil. Concluiu o Bacharelado em Têxtil e Moda pela USP em 2015 e teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2013, no curso de Design de Moda da Universidade Técnica de Lisboa – Lisboa, Portugal, via Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação – USP, com bolsa Mérito Acadêmico.
Serviço
- Evento: Oficina de tingimento com corantes naturais
- Data: 26 de janeiro (sábado)
- Horário: das 9h às 13h30
- Vagas: 12 (doze)
- Local: Escola de Botânica
- Endereço: Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
- Valor: R$ 250,00