Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Grupo debate forma de punição para os homens devido ao impacto ambiental de suas dietas

Representantes da franquia alemã do grupo ambiental PETA anunciaram que homens que comem carne deveriam ser banidos de fazer sexo devido ao impacto ambiental de suas dietas. A constatação cita uma pesquisa publicada em 2021, que alega que as dietas dos homens são responsáveis por 41% mais emissões de gases do efeito estufa

A pesquisa que embasou os comentários do grupo ambiental foi divulgada pela Universidade de Leeds no ano passado e acompanhou a dieta de 212 adultos da Grã-Bretanha e as emissões de gases resultantes da produção de mais de 3 mil alimentos. Após essa análise, especialistas conseguiram concluir que a dieta dos homens possui um maior nível de emissões, enquanto dietas vegetarianas podem diminuí-las em até 59%.

Dieta de homens emite mais gases do efeito estufa

O grupo alega que o banimento de sexo seria uma forma de punição resultante da escolha alimentícia dessas pessoas, que contribui diretamente para a agravação da crise climática. Além disso, eles sugeriram que uma taxa de 41% fosse aplicada a esses indivíduos.

De acordo com o grupo, o ato de comer carne pode ser considerado um “sintoma” da masculinidade tóxica. O argumento defende os comentários feitos pela política do Partido Verde Francês, Sandrine Rousseau, que enfrentou retaliações após comentar que grelhas de churrasco eram vistas como um sinal de masculinidade e virilidade. 

A autodenominada eco-feminista também comentou que para resolver os problemas da crise climática a redução do consumo de carne é essencial, mas que isso não aconteceria enquanto a masculinidade fosse construída em volta do alimento em questão.

Em geral, essa não é a primeira vez que o ato de comer carne é associado à masculinidade frágil. Um estudo realizado na Austrália comprovou que os homens são menos suscetíveis à adotar uma dieta vegana devido às associações da carne à masculinidade.

Masculinidade frágil afasta os homens do estilo de vida vegano

Entretanto, ambos os comentários de Rousseau e do PETA foram mal recebidos pela imprensa e pela população europeia. O banimento de sexo, por exemplo, causou um ultraje na Alemanha — um país conhecido por sua adoração de carne, principalmente em forma de linguiças. 

No Reino Unido, a representante do Partido Conservador Alicia Kearns também contribuiu para o debate, alegando que a hipótese de que apenas homens comem carne e de que mulheres apreciam menos sexo do que os homens era sexista. 

Em uma entrevista ao programa de rádio Cross Question, a membra do parlamento defendeu seu ponto de vista: “Isso só alimenta todas as piores narrativas dos anos 90 de que as mulheres usam o sexo, que [o sexo] não é algo que elas gostam, que elas deveriam usá-lo como uma ferramenta contra os homens”, disse.

Por outro lado, representantes da PETA do Reino Unido concordam com o comentário, afirmando que ele deve ser visto como um exagero, uma “hipérbole”, para que os homens consigam enxergar os impactos que suas escolhas alimentícias causam no meio ambiente. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais