Estudo em 10 países, entre eles o Brasil, revela que um quarto dos fumantes adultos pensa que atirar pontas de cigarro ao chão é um ato normal
A Philip Morris Brasil (PMB) promove hoje (9/9), no Rio de Janeiro, a 2ª rodada de ações da campanha institucional global da empresa intitulada Nosso Mundo Não é um Cinzeiro. O objetivo é aumentar a conscientização e promover uma mudança no comportamento e nas atitudes em torno do descarte das bitucas de cigarro.
A iniciativa, já veiculada em outros países, está alinhada à meta global da Philip Morris International (PMI) de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025.
Além de 30 colaboradores da empresa, que distribuirão bituqueiras portáteis entre adultos fumantes nas praias de Copacabana e Ipanema, outras 23 unidades fixas foram instaladas na Barra da Tijuca. A ação visa conscientizar o público para o problema do acúmulo das pontas de cigarro no meio ambiente, repetindo projetos-pilotos que já foram testados em São Paulo, onde foram instaladas bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia. Na Região Sul, foram realizadas distribuição de bituqueiras portáteis em praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essas bituqueiras contêm um QR Code para acesso ao site da campanha (www.naoeumcinzeiro.com.br), em português. Estatísticas mostram que 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, as pontas ou guimbas, como também são conhecidas, podem levar até 15 anos para se decomporem.
Pesquisa realizada pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos fumantes adultos jogam as pontas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%.
O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que os filtros são feitos de plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento. As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.
Todo o material recolhido pela campanha Nosso Mundo Não é Um Cinzeiro passa por um processo de reaproveitamento, para conversão em papel reciclado. Em uma parceria da PMB, com a empresa Poiato, de Campinas (SP), única no País credenciada para realizar este trabalho.
“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisamos resolver. Queremos incentivar os fumantes a hábitos mais responsáveis, por meio de iniciativas como Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos “, destaca Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.
Sobre a Philip Morris Brasil
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça e evolui seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e nicotina oral, que são vendidos em mercados fora dos EUA.
Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 9 bilhões para comercializar produtos inovadores sem fumaça para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a venda de cigarros. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas para promover a saúde pública.
A Philip Morris Brasil atua no País há mais de 45 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 30 de junho de 2022, 70 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 13.2 milhões de adultos em todo o mundo, excluindo a Rússia e a Ucrânia, já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes.
Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com