A picada de pernilongo é uma das companhias mais indesejadas que as estações mais quentes, como o verão, trazem com as altas temperaturas. Além do zumbido chato no ouvido, algumas pessoas podem apresentar alergia à picada, a qual pode causar reações alérgicas, como coceira no local, vermelhidão, inchaço, dor e presença de líquido no local afetado. Esses sintomas representam uma reação do organismo a um componente intruso, como a saliva do mosquito.
Isso acontece porque a saliva do pernilongo contém anticoagulantes, anestésicos e outras substâncias que nosso corpo entende como invasoras. Em resposta, as células sentinelas do sistema imunológico, chamadas de mastócitos, liberam histamina e outros agentes de defesa do organismo para combater a invasão. Na maior parte dos casos, essa reação alérgica pode levar a sintomas leves, como fazer com que os locais picados por pernilongos cocem e inchem. Assim, a picada, na maioria dos casos, é algo muito menos incômodo que uma picada de abelha ou de vespa.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar uma reação exagerada à picada de pernilongo. O choque anafilático ocorre quando há sensação de desmaio, tontura, confusão mental, inchaços em várias partes do corpo, dificuldade para respirar, queda de pressão, náuseas, hiperidrose e taquicardia. Se você apresentar esses sintomas, é necessário procurar atendimento médico imediatamente para administração de anti-histamínicos, pois há risco de morte por asfixia.
Não é mito: de fato, algumas pessoas podem ficar mais “atraentes” para os pernilongos do que outras. Infelizmente, não há muito o que fazer a respeito disso. Mas especialistas acreditam que existem alguns fatores que podem deixar você mais suscetível às picadas de pernilongo. Confira:
Os pernilongos usam muito a visão para escolher suas vítimas, principalmente à noite. Por isso, cores mais escuras, como verde, preto e vermelho, tornam você um alvo mais fácil de ser identificado, segundo um estudo.
As fêmeas de pernilongos, que são as responsáveis pelas picadas, precisam se alimentar com sangue para obter proteína e produzir seus ovos. De acordo com uma pesquisa, o tipo sanguíneo O é o preferido delas, sendo duas vezes mais atraente do que o A. O tipo B está entre os dois.
Segundo um estudo, pernilongos são capazes de detectar dióxido de carbono a mais de 48 metros de distância. Então, quanto mais respiramos ou exalamos gases, mais vulneráveis estamos.
Os pernilongos identificam possíveis alvos farejando ácido lático, ácido úrico, amoníaco e outros compostos liberados no suor. Os pesquisadores também acreditam que os pernilongos preferem pessoas com temperaturas mais altas, ou seja, que suam mais. Por isso, se você estiver num ambiente cheio de pernilongos, evite fazer exercício físico!
A pele humana contém milhares de bactérias que produzem um aroma específico, que pode ser atraente para os pernilongos.
As grávidas estão até duas vezes mais vulneráveis do que as mulheres fora da gestação. Estudos identificaram que, durante a gravidez, as mulheres exalam 21% mais volume de ar, o que, consequentemente, expele mais dióxido de carbono. A temperatura corporal também aumenta, deixando-as ainda mais expostas aos ataques.
Após consumir bebidas alcoólicas, a temperatura do corpo sobe, conforme o teor de etanol no suor aumenta. Por isso, pesquisadores acreditam que o consumo de cerveja seja atrativo para os pernilongos, mesmo que a causa disso ainda não possa ser explicada.
O remédio caseiro mais básico para picadas de pernilongo é uma bolsa de gelo ou qualquer compressa fria. O gelo entorpece a área afetada, o que ajuda a reduzir a coceira e acalma a pele. Aplicar a compressa por cerca de 5 a 10 minutos deve ser suficiente para aliviar o desconforto, pelo menos temporariamente.
Além disso, o gelo também pode ajudar a diminuir a inflamação e o inchaço, à medida que seu corpo responde à substância estranha injetada pelo inseto.
A aveia pode aliviar a coceira e o inchaço porque contém compostos com características anti-irritantes.
Faça uma pasta de aveia misturando quantidades iguais de farinha de aveia e água em uma tigela até obter uma substância parecida com massa. Coloque um pouco da pasta em uma toalha e segure-a, com o lado da pasta para baixo, sobre a pele irritada, por cerca de 10 minutos.
O mel contém muitas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Uma pequena gota sobre a área picada ajuda a reduzir a inflamação e a coceira.
O gel de aloe vera tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a acalmar a pele afetada. Para utilizar, corte um pequeno pedaço da planta, aplique o gel na área irritada, deixe secar e aplique novamente, se for necessário.
Encontrado em praticamente todas as cozinhas, o bicarbonato de sódio tem uma infinidade de usos – inclusive aliviar picada de pernilongo. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com água apenas o suficiente para criar uma pasta. Aplique na picada do inseto e deixe descansar por 10 minutos antes de lavar a pele.
Um composto químico chamado eugenol, encontrado no manjericão, é capaz de aliviar a coceira na pele. Para fazer uma massagem de manjericão, ferva 2 xícaras de água e acrescente meia xícara de folhas secas de manjericão. Deixe a mistura em infusão até que esfrie. Em seguida, mergulhe uma toalha no líquido e esfregue suavemente na picada de pernilongo.
Como alternativa, você pode picar algumas folhas frescas de manjericão bem finas e esfregá-las na pele.
Se você sentir coceira é possível passar uma gota de vinagre na área afetada. O vinagre pode ajudar a reduzir as sensações de ardor e ardor, além de atuar como um desinfetante natural.
Se precisar de mais alívio, experimente molhar uma toalha em água fria e vinagre e, em seguida, aplique-a na picada. Se você tiver muitas, dilua 2 xícaras de vinagre em uma bacia com água morna e deixe a pele de molho por 20 minutos.
Os sucos da cebola, que vazam do bulbo recém-cortado, podem reduzir a picada e a irritação da mordida. A cebola também tem uma propriedade antifúngica natural capaz de reduzir o risco de infecção. Corte uma fatia de cebola e aplique-a diretamente na picada por vários minutos. Enxágue e lave bem a área após retirar a cebola.
A erva-cidreira contém taninos, um adstringente natural. Além disso, a erva-cidreira contém polifenóis. Juntos, esses compostos naturais aliviam a inflamação, aceleram a cura e reduzem o risco de infecção. Pique as folhas bem finas e aplique-as diretamente na picada ou aposte em um um óleo essencial de erva-cidreira.
Quando aplicado na pele, o chá de camomila pode reduzir a inflamação picada, aliviar a irritação da pele e acelerar a cicatrização. Coloque um saquinho de chá cheio de flores secas e esmagadas em água na geladeira por 30 minutos.
Em seguida, esprema o excesso de água do saquinho de chá e aplique-o diretamente na área afetada. Deixe descansar por 10 minutos. Limpe a área com um pano úmido.
O sal é um remédio simples, eficaz e prático para tratar picadas de pernilongo. É útil por causa de suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Misture um pouco de sal na água e aplique o líquido no local da picada.
Alguns óleos essenciais, como alecrim, lavanda, neem e cedro, podem dar um alívio temporário para uma picada de pernilongo. Basta diluir pequenas quantidades em óleo vegetal e esfregar suavemente na área afetada.
Alguns mosquitos e outros insetos, além de causarem reações alérgicas comuns através de suas picadas, também podem carregar doenças, como a dengue ou a febre amarela. Portanto, o importante é evitar entrar em contato com esses animais com métodos como a instalação de redes em janelas e portas de entrada.
Porém, um dos métodos mais comuns para evitar a picada de insetos é a aplicação do repelente. Veja como fazer um repelente caseiro:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais