A pimenta-banana é uma pimenta da família Capsicum Annuum, assim como o jalapeño, a pimenta-caiena e os pimentões. Nomeada após a banana, a pimenta-banana é caracterizada por ser parecida com a fruta — amarela e longa.
Diferentemente de algumas pimentas da mesma espécie, a pimenta-banana é mais suave e é comumente feita em conserva para ser usada em sanduíches e outros pratos simples. Na Escala de Scoville, por exemplo, ela fica entre 0-500, sendo mais doce que apimentada.
Assim como todas as outras pimentas da espécie, a pimenta-banana é nativa das Américas.
A pimenta-banana é cheia de benefícios. Além de ser um alimento rico em fibras alimentares, ela também conta com as vitaminas A, B6, C e K, e com altos níveis de potássio e cálcio.
Por seu gosto distinto, mais doce do que apimentado, a pimenta-banana é usada de modo similar ao picles. Feita em conserva, a espécie é comumente adicionada em sanduíches. Porém, ela também pode ser consumida crua, dentro de saladas. Em algumas receitas, elas são utilizadas igualmente aos pimentões, podendo ser uma cápsula para o recheio de sua preferência.
Fazer pimenta-banana em conserva é um processo fácil que leva poucos ingredientes. Você vai precisar de:
Em sua vida útil, a pimenta-banana começa verde e depois vai chegando na sua característica cor amarelada, que é a melhor para usar na receita. Escolha as pimentas mais bonitas e sem machucados, depois as lave e seque. Corte as escolhidas em rodelas finas e as transfira para um recipiente de vidro com tampa. Não é necessário remover as sementes. Depois, misture o resto dos ingredientes em uma panela e espere o líquido ferver. Despeje o líquido sobre as pimentas, feche o vidro e misture bem para incorporar o sabor. Guarde na geladeira e espere de dois a três dias para consumí-las.
O cultivo da pimenta-banana também é relativamente fácil. Por não precisar de muito espaço, elas podem ser plantadas em recipientes pequenos e não precisam de um jardim para florescer.
Para plantá-la, adicione as sementes em um pote com terra cerca de seis milímetros da superfície. Deixe o vaso em um local ensolarado e regue-o regularmente, tomando cuidado para que a terra não fique seca demais ou molhada demais. Em cerca de uma ou duas semanas, suas pimentas começarão a crescer.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais