Pimenta biquinho: benefícios, como plantar e preparar

Compartilhar

A pimenta biquinho é derivada de uma espécie de planta originária da América do Sul, conhecida como Capsicum chinense. Ela é conhecida por seu formato semelhante a uma gota pequena, pela sua picância reduzida e seu sabor doce.

Os usos comuns da pimenta biquinho são a produção de conserva, o consumo in natura e o uso como acompanhamento em pratos como carnes e porções. A planta dessa espécie pode chegar até 60 cm, ou 1 metro de altura, e suas flores são hermafroditas com uma coloração branca.

Os frutos podem ter duas cores, o amarelo e o vermelho. A pimenta biquinho amarela é menos comercializada e seu uso mais comum é a preparação de conservas apesar da diferença ínfima entre ela e a irmã vermelha. 

A beleza da pimenta biquinho fez com que ela fosse uma planta ornamental por muito tempo, antes de ser aderida à alimentação na cultura latina. 

Pimenta-caiena: benefícios e perfil nutricional

Pode comer pimenta biquinho crua?

Sim, é possível comer pimenta biquinho crua. Devido ao seu sabor suave, a pimenta biquinho é um alimento termogênico de fácil consumo in natura. Logo, ela é comumente consumida sozinha, apenas como um petisco, sem acompanhamentos. No entanto, não se esqueça de lavar a pimenta antes de comer, é sempre importante manter os alimentos bem higienizados antes das refeições. 

A pimenta biquinho arde?

A escala de Scoville é usada para indicar o grau de picância ou pungência de pimentas, malaguetas e plantas Capsicum. Segundo essa escala, a pimenta biquinho se encontra em uma pungência de 500 a 1000 SHU. Isso significa que a ardência do alimento não é perceptível para o paladar na hora da ingestão. 

Qual o valor nutricional da pimenta biquinho?

Levando em consideração uma porção de 30 gramas de pimenta biquinho o seu valor nutricional é de:

 Quais os benefícios da pimenta biquinho?

Para além dos nutrientes citados acima, a pimenta biquinho também carrega uma quantidade considerável de vitamina A, C e do complexo B. Além disso, ela é fonte de magnésio, cálcio, cobre e fibras. Os seus principais benefícios ao organismo humano são:

Capsaicina: substância que causa pungência do fruto. No organismo humano ela tem ação analgésica, energética, digestiva, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante, ajudando no tratamento de doenças como a artrite;

Ajuda a emagrecer: as propriedades termogênicas da pimenta biquinho ajudam a acelerar o metabolismo, o que melhora a queima de gordura pelo corpo e promove fatores como o emagrecimento;

Imunidade: rica em vitamina A, a pimenta biquinho pode fortalecer o seu sistema imunológico e proteger o seu organismo contra doenças virais e bacterianas;

Diabetes: por ter um baixo índice glicêmico, essa pimenta consegue prevenir e controlar os níveis de açúcar no sangue, além de equilibrar os índices de colesterol ruim.  

Como plantar e cuidar da pimenta biquinho? 

Por ser uma planta originária de regiões tropicais, a pimenta biquinho não se adequa a climas e temperaturas frias. O ideal é manter sua plantação de pimenta em lugares que variam entre 21 a 30°C. Evite deixar os frutos expostos a muito sol, pois isso pode afetar a sua coloração natural. Em vez disso, opte por regiões onde o Sol bate em menor quantidade.

O solo em que a pimenta biquinho vai ser plantada não pode ser salinizado. A terra deve ser argilosa e o espaçamento adequado entre um pé e outro deve ser de pelo menos oito centímetros. A irrigação é um processo diário, mas controlado, o solo não pode ficar muito seco e nem muito molhado.

Se todas as medidas de cuidados essenciais forem seguidas, a pimenta biquinho cresce em pelo menos 90 dias após seu plantio. Sendo uma planta perene, ela continua brotando após a sua primeira colheita. Você pode plantar a espécie em vasos, mas conforme ela for crescendo, talvez seja necessário mudar para potes maiores onde ela terá mais espaço para viver.

Um pouco de fertilizante uma vez ou outra é sempre bem vindo. Escolher alimentar sua planta com fertilizantes da sua própria composteira também é uma ótima ideia. Para saber como começar a compostar, confira a matéria: “O que é compostagem e como fazer?”

Como preparar pimenta biquinho?

A pimenta biquinho pode ser incluída em uma porção de receitas, aprenda a fazer duas delas: 

Como fazer conserva de pimenta biquinho

Ingredientes

  • 25 gramas de pimenta biquinho
  • Vinagre com álcool
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo

  1. Lave as pimentas e retire o talo da cada uma;
  2. Coloque a água em uma panela para ferver em fogo baixo e adicione o pote em que será feita a conserva, para esterilizá-lo;
  3. Adicione o vinagre a outra panela, a quantidade depende do tamanho do pote;
  4. Adicione o açúcar;
  5. Mexa até o açúcar dissolver;
  6. Despeje a água quente sobre as pimentas biquinho para fazer o branqueamento;
  7. Deixe por dois minutos e depois pelo mesmo tempo em água gelada;
  8. Retire as pimenta da água com ajuda de uma peneira e depois seque-as com um pano;
  9. Transfira as pimentas para o pote de vidro, elas precisam estar secas para não estragar;
  10.  Acrescente o alho dentro do vidro, o sal e a mistura de vinagre com açúcar;
  11. Feche o vidro e vire ele de ponta cabeça por 15 segundos, para que os ingredientes se misturem,
  12. Coloque a conserva na geladeira e deixe lá para comer sempre que quiser. 
Pimenta-banana: o que é e como plantar

Como fazer geleia de pimenta biquinho 

Ingredientes 

  • 300 g de pimenta biquinho
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 maçã grande com casca
  • ½ de xícara (chá) de água

Modo de preparo

  1. Lave as pimentas e retire os talos;
  2. Higienize a maçã, retire o cabo;
  3. Corte a maçã no meio na vertical e na horizontal, retire sementes, mentendo o miolo;
  4. Bata a pimenta no liquidificador junto com a maçã e a água até obter um creme homogêneo;
  5. Passe a mistura na peneira pressionando com uma colher até que sobre só as sementes e a parte mais grossa da maçã;
  6. Coloque o líquido coado em uma panela e adicione o açúcar;
  7. Cozinhe por 30 minutos até obter uma textura de geleia;
  8. Coloque a geléia em vidros esterilizados, tampe esses vidros e coloque na geladeira até que eles esfriem e sirva como preferir.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais