A pimenta calabresa não é uma espécie de pimenta existente, apenas um tipo de variedade ressecada vendida no formato de flocos, ou moída. O seu consumo é bastante popular no Brasil, sendo um dos condimentos mais famosos na casa da população, utilizado principalmente para temperar a linguiça calabresa – por isso o nome.
Ela não é tão ardida como outros tipos de pimenta, tanto devido ao seu processo de moagem, mas também pelo fato de ser comumente preparada com a pimenta dedo-de-moça (Capsicum Baccatum). Essa variedade está entre as de ardência mediana na Escala Scoville, por isso é tão usada na gastronomia.
A pimenta calabresa, com esse nome, só é encontrada no Brasil. Em outras localizações também existem condimentos de pimenta desidratada e moída, nos Estados Unidos por exemplo. No entanto, são usados outros tipos de pimenta para a produção do tempero, como a caiena, a jalapeno e a serrana. Nesses lugares, é comum o produto ser chamado de crushed red peppers ou red pepper flakes.
A pimenta da Calábria é uma variedade de Capsicum annuum originária da cidade de Calábria na Itália. Ela tem um ardor que se enquadra na faixa de 30.000 a 75.000 na Escala de Scoville e não tem cultivo no Brasil.
Essa espécie era comumente usada para produzir pimenta vermelha pelo processo de desidratação e de flocagem. Apesar de semelhante, a pimenta calabresa brasileira não é a mesma da Itália, já que ambas são feitas com espécies diferentes e têm nomes diferentes.
No entanto, os italianos têm papel importante no surgimento da pimenta calabresa em flocos no território nacional. Isso porque, quando uma grande leva de imigrantes chegou ao Brasil, lá pelo século XX, eles não tinham como preparar o tempero da calabresa sem a pimenta da Calábria. Como alternativa, eles usaram o processo de desidratação na dedo-de-moça e a transformaram em condimento.
Assim surgiu a pimenta calabresa usada na gastronomia nacional. Como a imigração italiana foi bem forte no Estado de São Paulo, isso fez com que ingrediente fosse tão usado até os dias de hoje pelos paulistas em suas receitas.
É possível usar pimenta calabresa em uma série de receitas, na linguiça, nos cogumelos, no guacamole, na macarronada, em qualquer coisa que seja de agrado. Os benefícios da pimenta calabresa são os mesmos da dedo de moça, para saber mais sobre o seu uso e seus efeitos na saúde humana confira a matéria: “Pimenta dedo-de-moça: benefícios e receitas”.
A pimenta que é usada para preparar esse condimento pode ser alterada, se preferir. Nesse caso, é só trocar a dedo-de-moça pela alternativa preferida, seja ela a pimenta malagueta ou a caiena. Você pode fazer a pimenta calabresa em casa, e realçar seus pratos de culinária brasileira, para isso basta ter em mente que o processo pode levar até uma semana de preparo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais