A pimenta-de-cheiro é uma variedade comumente encontrada no Norte e no Nordeste do Brasil, conhecida por seu sabor levemente picante e seu aroma pungente. Elas são plantas nativas de regiões quentes e tropicais, e seu primeiro registro ocorreu em pelo menos 9 mil a.C. O seu uso no Brasil foi popularizado pelos povos indígenas.
Quando madura, a pimenta-de-cheiro tem uma coloração vermelha ou amarela, com um grau de ardência médio, que pode agradar aqueles que não são fãs de comidas picantes. O seu nome científico é Capsicum chinense Adjuma, mas também é conhecida em alguns lugares como pimenta-de-bode.
O fruto tem aproximadamente 4 centímetros de comprimento e pode ser usado como decoração de pratos ou temperos de feijoada. O seu formato é redondo e o interior é repleto de sementes diversificadas, que ajudam no cultivo e no ardor da espécie. A sua planta é de fácil cuidado e por isso, pode ser facilmente plantada em casa.
A pimenta-de-cheiro contém diversas propriedades benéficas para o corpo. Sendo algumas delas:
A pimenta também é rica em capsaicina, um poderoso antioxidante, que pode ajudar a evitar doenças como o câncer e até mesmo doenças cardiovasculares.
A melhor época do ano para plantar a pimenta-de-cheiro é durante o verão, já que ela adora o calor e se adequa ao clima. Além disso, certifique-se de que a planta irá receber a luminosidade necessária durante o dia, para que seu crescimento seja saudável.
O solo precisa ser leve, solto e drenado, rico em matéria orgânica e com um pH neutro. A rega da pimenta-de-cheiro deve ser feita frequentemente, pois ela gosta de calor e de bastante luminosidade, o que faz com que sua terra seque rapidamente. Por isso é importante manter o solo sempre úmido, sem exagerar, para que as raízes não apodreçam.
A planta da pimenta-de-cheiro cresce tanto em vasos quanto em canteiros. Porém, se você optar por um vaso, não se esqueça de trocá-lo quando ela estiver em um tamanho superior ao recipiente. A colheita dos frutos pode ser feita cerca de 60 ou 120 dias após o crescimento das pimentas. Isso apenas quando elas apresentarem a coloração do fruto maduro.
Duas dicas importantes para quem deseja plantar pimenta-de-cheiro são:
Antes de armazenar a pimenta-de-cheiro, certifique-se de colocá-la em uma vasilha devidamente fechada. Assim ela demora mais para murchar. Deixar a lavagem apenas para o momento do consumo também ajuda na preservação do alimento.
No Brasil, a pimenta-de-cheiro é utilizada em pratos quentes e frios, para criar sabores e aromas únicos. Seus principais usos são em carnes, risotos, sopas, pizzas, tortas e saladas. A seguir confira uma receita com pimenta-de-cheiro para fazer em casa:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais