Pincel e rolo de pintura podem ser limpos de modo sustentável

Compartilhar
Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Após fazer uma reforma ou pintar pequenos objetos, como mesas e cadeiras, resta a dúvida: como lavar o pincel ou rolo de tinta sem prejudicar o meio ambiente com os resíduos tóxicos?

A preocupação tem fundamento, pois tintas, solventes e vernizes podem conter substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água e não ser recicláveis. Para limpar os utensílios de pintura de maneira sustentável, é necessária uma série de procedimentos. Acompanhe e entenda como limpar pincéis e rolos de tinta de modo sustentável:

Limpeza a seco

Utilize um pedaço de pano velho para limpar o pincel. Aperte as cerdas (fios do pincel) entre camadas do tecido e continue esfregando até que não saia mais nenhuma tinta do objeto.

Se utilizar rolos de pintura, livre-se do excesso de tinta passando o rolo em alguma superfície limpa. Raspe o restante com algum objeto pontiagudo até ter removido a maior parte dos resíduos. Na sequencia, descarte a tinta seca raspada como lixo não reciclável.

Lavagem

Se as suas ferramentas estão muitos sujas e as opções acima não bastaram, outra opção é lavá-las. Mas não se trata de uma lavagem comum. Acompanhe o passo-a-passo:

  • Pegue um balde com cerca de quatro litros de água e lave o pincel ou rolo dentro dele. No caso do pincel, seque-o em um pedaço limpo de tecido;
  • Pegue um segundo balde com a mesma quantidade de água, enxague novamente o pincel ou rolo para remover praticamente qualquer traço de tinta. Repita a operação de limpar o excesso de tinta do pincel utilizando um pano limpo;
  • Lave o pincel e/ou o rolo em água corrente. Se água ainda estiver saindo suja, é recomendável enxaguar as ferramentas pela terceira vez em qualquer um dos baldes;
  • Reserve o balde com a água mais limpa para utilizar novamente – com a mesma finalidade. A tinta irá se acomodar no fundo do recipiente após algum tempo;
  • Despeje o conteúdo do balde com a água mais suja em um recipiente com capacidade para cerca de 20 litros. Deixe em um local quente, coberto por um pano (para evitar larvas de insetos) e seco e espere que a água evapore;
  • Após a evaporação total, raspe o resíduo de tinta seca no fundo do balde e descarte esse resíduo como lixo não reciclável.

Aprendeu? Agora preste atenção também em como descartar de forma correta os restos de tinta clicando aqui.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais