A pizza é um alimento famoso no mundo todo. Ela é feita de uma massa de trigo branca, arredondada e coberta com ingredientes como queijo, molho de tomate, orégano e carne. O Brasil é conhecido por suas pizzas cheias de ingredientes e por suas bordas recheadas, mas será que isso é saudável?
Antes de entender se a pizza é uma receita saudável ou não, você já se perguntou da onde ela veio? O prato produzido atualmente é semelhante a pizza que surgiu em Nápoles, na Itália, em meio ao século XVIII. No entanto, o seu surgimento data cerca de 6 mil anos atrás, quando os os hebreus e os egípcios faziam o consumo do chamado “pão de Abrahão” ou “piscea”.
Três séculos antes de Cristo nascer, os fenícios decidiram dar uma melhorada na receita tradicional de “piscea” e adicionaram carne e cebola a cobertura. Com as cruzadas, os turcos aderiram a ideia do pão fino recheado e levaram ele até o porto de Nápoles. Lá, os napolitanos, moradores da região, aperfeiçoaram a pizza com trigo de qualidade, queijo, e futuramente com o tomate — que foi encontrado nas Américas.
Foi só quando a pizza chegou aos Estados Unidos, com o fim da 2ª Guerra Mundial, que o prato se popularizou no mundo e se tornou um sucesso.
A pizza não é um alimento ruim, porém, o preparo inadequado pode torná-la em algo que não faz bem para sua saúde. Segundo especialistas, muitas coisas podem fazer com que a pizza não seja saudável, a que mais chama atenção é o uso de farinha de trigo branca na produção da massa.
A farinha de trigo branca passa por um processo de refinamento, que acaba retirando boa parte dos nutrientes presentes em sua composição. Por esse motivo, ao fazer uma pizza com esse ingrediente, você vai estar consumindo uma grande quantidade de calorias, sem o adicional dos nutrientes necessários.
Confira a seguir algumas dicas para deixar sua pizza saudável;
A farinha integral não passa pelo processo de refinamento do trigo branco, logo, a massa de pizza feita com esse ingrediente é rica em fibras, que fazem bem ao organismo humano. Outra alternativa para ter um alimento saudável e nutritivo é aderindo a farinha de aveia ou a farinha de arroz.
Se você estiver em busca de uma pizza low carb, que tal usar vegetais para fazer sua massa? Diversas receitas fazem uso de couve-flor, brócolis e beterraba para a produção de pizza. Essa opção beneficia pessoas que fazem dietas low carb, ou que têm doença celíaca e não podem fazer o consumo de glúten.
Ao trocar a massa recheada e grossa por uma massa fininha e crocante, você também opta por uma alimentação mais saudável. Isso porque as massas tradicionais de pizza são cheias de calorias e carboidratos, que em excesso podem causar aumento de peso. Sem contar que bordas recheadas geralmente contam com ingredientes processados e com alto teor de sódio, que também são problemas para a saúde quando consumidos em excesso.
Por isso, ao escolher sua pizza, lembre-se que a borda fininha sempre é a alternativa mais saudável para sua dieta.
Os vegetais são os melhores ingredientes para a sua pizza. Por não derivarem da carne animal, os vegetais são coberturas universais, que todos podem consumir. Não importa o formato, a cor ou o sabor, se é de seu agrado, adicione a receita e se delicie com uma alimentação saudável.
Uma dica importante é sempre assar os vegetais antes de colocar na massa de pizza, afinal, eles ganham um sabor extra e cozinham mais rápido. Alguns exemplos de ingredientes que você pode adicionar ao seu prato são: cebola, azeitona, espinafre, tomate, pimenta e temperos como manjericão.
O molho de tomate, por ser feito de um alimento in natura, contém uma quantidade ideal de nutrientes. Porém, é preciso garantir que o molho de tomate seja o mais natural possível. Isso porque alguns produtos vendidos nos mercados são cheios de sódio e conservantes que fazem mal ao organismo quando usados de maneira constante.
Caso seja possível a preparação do molho de tomate caseiro, vá em frente! Amassar seus próprios tomates em casa pode ser a opção mais saudável para sua pizza.
Derreter o queijo para usar na pizza pode ser algo bastante satisfatório, e delicioso, mas é saudável? É necessário não exagerar na hora de colocar queijo na pizza, já que esses alimentos costumam ter grandes quantidades de gordura saturada. É indicado que seja feito o uso de queijos brancos, como ricota, muçarela de búfala, queijo minas e cottage, por serem livres de corantes, e ricos em proteínas.
Para muitas pessoas, cortar o consumo de carne animal é um processo difícil, mas pode ser benéfico para a saúde. Uma pizza saudável não pode ter muita carne processada, como pepperoni e calabresa, o recomendado é que, se não for possível evitar o consumo do alimento, opte por carne magra como frango ou peru. Esses alimentos são ricos em gordura e substâncias, como hormônios, usados no animal para a produção acelerada do produto.
Agora que você sabe que pode transformar sua noite de pizza em algo mais saudável, que tal experimentar receitas de pizza fit, que podem lhe ajudar a manter uma boa dieta alimentar?
Lembre-se que comer um pedaço de pizza uma vez ou outra não é o fim do mundo! Mesmo que ela não seja tão saudável assim. Porém, se você adora o prato e come com frequência, talvez seja melhor fazer a redução de danos com ingredientes mais nutritivos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais