Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda tudo sobre como as placas fotovoltaicas funcionam e a melhor escolha para seu projeto solar

As placas fotovoltaicas, também conhecidas como painéis fotovoltaicos ou painéis solares, utilizam da radiação solar para gerar eletricidade. Isso acontece por meio de um sistema de energia solar fotovoltaico, no qual elas são os principais componentes. 

Dessa forma, as placas fotovoltaicas constituem um conjunto de tecnologias de energias renováveis que busca combater as mudanças climáticas e a dependência mundial em combustíveis fósseis para geração de energia elétrica.

O que é a energia fotovoltaica?

A energia solar pode ser divida em três sistemas diferentes, sendo eles o sistema fotovoltaico, heliotérmico e fototérmico. A energia fotovoltaica, por sua vez, trata-se da conversão de radiação solar diretamente em eletricidade. 

Esse processo se dá pelo uso de uma célula fotovoltaica feita de silício. O conjunto dessas células, associadas em série ou paralelo, forma uma placa fotovoltaica, principal componente do sistema fotovoltaico. Da mesma forma, o conjunto de placas fotovoltaicas forma um gerador fotovoltaico.

Essa energia diferencia-se da heliotérmica e fototérmica, que têm como função alimentar turbinas elétricas e aquecer fluidos de estabelecimentos, respectivamente.

Como as placas fotovoltaicas funcionam?

O material semicondutor das placas fotovoltaicas possui elétrons que, ao serem atingidos pelos fótons da luz solar, agitam-se e são forçados a tomarem uma direção, formando uma corrente elétrica. Esse fenômeno tem o nome de efeito fotovoltaico.

O painel pode ser utilizado sozinho ou pode ser conectado em outros para formar um sistema elétrico maior. Assim, os sistemas fotovoltaicos podem ser construídos para atender praticamente qualquer necessidade de energia elétrica, pequena ou grande.

Ao serem instaladas, as placas fotovoltaicas devem estar posicionadas de forma a receber a maior quantidade de energia solar possível, que é calculada a partir dos dados de irradiação solar no Brasil e irradiância solar do local.

Sistemas fotovoltaicos

Um sistema fotovoltaico aponta o modelo em que o kit de energia solar fotovoltaico deve seguir na sua instalação. Existem dois modelos, que se diferenciam pela conexão com a rede de distribuição de energia elétrica.

Off-grid

O sistema off-grid de energia solar, também chamado de sistema autônomo ou isolado, não é conectado à rede de distribuição de energia elétrica. Ele é usado para propósitos específicos e pequenos, como bombeamento de água e iluminação pública. Dessa maneira, a energia solar off-grid excedente gerada é armazenada em baterias e utilizada em momentos com pouca ou nenhuma incidência de luz solar.

On-grid

O sistema on-grid de energia solar, também chamado de grid-tie, compreende um sistema que precisa estar conectado à rede de distribuição de energia elétrica (geração distribuída), tendo seu inversor como principal diferencial. Dessa forma, o kit solar on-grid não possui bateria para o armazenamento de eletricidade. Ademais, seu inversor tem a dupla função de transformar a corrente contínua em alternada e também sincronizar o sistema com a rede pública. 

Com essa função, toda energia solar on-grid excedente é mandada para a rede elétrica da distribuidora de energia, sendo convertida em créditos de energia. Assim, esses créditos podem ser utilizados quando a irradiação solar não for suficiente para suprir a demanda. 

Quais são os principais tipos de placas fotovoltaicas?

Imagem do Departamento de Energia dos Estados Unidos

Painel solar monocristalino

Apresenta alto rendimento e é feito de células de silício monocristalino, ou seja, cada célula é formada por um único cristal desse elemento. O processo de fabricação do painel solar monocristalino é complexo, pois exige a produção de cristais de silício únicos de alta pureza para cada célula fotovoltaica.

Painel solar policristalino

Menos eficiente que o painel anterior; no silício policristalino, as células são formadas por diversos cristais, e não somente por um. O resultado final do painel solar policristalino é uma célula fotovoltaica com aparência de vidro quebrado.

Painel de filme fino

O material fotovoltaico de silício é depositado diretamente sobre uma superfície, podendo ser de metal ou de vidro, para formar o painel. Apesar de serem mais baratos, possuem uma eficiência energética muito menor do que as outras placas, fazendo com que seja necessária uma área maior para compensar.

Como escolher uma placa fotovoltaica?

Após entender sobre os tipos de placas mais difundidas no país, como fazer para escolher a melhor? Tudo vai depender da demanda energética, quantidade de espaço disponível, preferência de cor e poder econômico do cliente. 

Quer saber mais como escolher uma empresa que te indique a placa fotovoltaica ideal para o seu projeto solar? Confira a matéria abaixo:

energia solar
Empresas de energia solar: como escolher?

Qual a durabilidade das placas fotovoltaicas?

Em média, as placas solares fotovoltaicas duram de 25 a 30 anos. Porém, elas podem ultrapassar uma vida útil de 40 anos dependendo do seu material e qualidade da manutenção.

É possível reciclar placas fotovoltaicas?

A reciclagem de painéis solares é uma forma sustentável de lidar com resíduos de materiais valiosos, como o silício, e colaborar com a economia circular. Isso torna a energia solar fotovoltaica muito mais verde.

No entanto, os painéis solares são feitos de uma combinação de diversos materiais, como vidro, alumínio, plástico, cobre, prata, chumbo e silício. Embora muitos deles tenham provado ser altamente recicláveis, o problema está na separação dos materiais misturados, que muitas vezes dificulta o processo de reciclagem e acaba inviabilizando-o. 

Além disso, a falta de coleta, legislação e conhecimento sobre o assunto também são fatores que contribuem para ações de reciclagem tardias ou inexistentes.  

Mas, a reciclagem ainda é possível. Para tanto, as placas passam por processos dedicados à separação de cada material. Dessa forma, eles podem ser reutilizados em quase sua totalidade.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais